Aerossóis de aço: bom custo e eficiência de recursos

Compacto e fácil de usar, o aerossol é o sistema eleito para muitos produtos de cuidados pessoais, uso doméstico, industriais e médicos com alto valor. Com pressão interna de até 15 bar, o aerossol requer materiais resistentes, que mantenham o conteúdo livre de ar, luz e germes.

Na Europa, ao longo da última década o mercado de latas para aerossóis cresceu, em média, 7% ao ano. Espera-se que a demanda por este formato de embalagem – atraente, conveniente e sustentável – cresça fortemente no futuro, em grande parte pela demanda dos consumidores por produtos de higiene pessoal e de uso doméstico.

Funcionamento típico do sistema aerossol.

Funcionamento típico do sistema aerossol.

A divisão de embalagens da ArcelorMittal Europe – Flat Products assumiu o compromisso de apoiar o mercado de aerossóis com a entrega de aços sob medida para embalagens. Esses produtos são utilizados em uma ampla gama de formatos de aerossóis.

Latas de aço para aerossol são produzidas em uma ampla gama de tamanhos para diferentes produtos.

Latas de aço para aerossol são produzidas em uma ampla gama de tamanhos para diferentes produtos.

Liderança de mercado devido à oferta extensiva de aço

Somos líderes no fornecimento de aço para fabricantes de latas de aerossóis em toda a Europa. Isso se deve à nossa ampla oferta de graus de aços sob medida para cada componente da lata:

  • Alto rendimento de tensão (> 450 MPa). Usados para o fundo da lata. Suportam pressão interna extrema.
  • Altamente moldável e anisotropia controlada. Usado tipicamente para o copo superior e o de montagem.

Graus de aço com controles rígidos de planura e espessura, utilizados para formar o corpo do aerossol, também estão disponíveis.

latas_aerossol_grafico

Produtos para aerossóis

Graus de aço para embalagens fornecidos pela ArcelorMittal Flat Products – Europe.

Também participamos ativamente em eventos da indústria de embalagens. Na 11ª edição do Aerosol and Dispensing Forum (ADF), realizado em Paris em janeiro de 2017, nossa divisão de Embalagens Europe – Flat Products compartilhou suas experiências com outros atores da indústria.

Ferramentas de simulação destacadas

Durante a conferência técnica, realizada como parte do ADF, destacamos nossas ferramentas de simulação. Essas ferramentas estão ajudando a garantir o crescimento sustentável da indústria global de embalagens e também auxiliam os proprietários de marcas a:

  • Aliviar o peso das soluções de embalagens de aço.
  • Melhorar a rentabilidade das embalagens de aço.
  • Diminuir o tempo de colocação no mercado.
  • Diferenciar seus produtos com o uso de soluções exclusivas de embalagem.

Por exemplo, nossas ferramentas de simulação estão ajudando os fabricantes de latas leves de três peças (3P) ao otimizar a geometria dessas peças.

Em subsegmentos de mercado, como o de cosméticos, embalagens duas peças (2P) ou aerossóis monobloco podem ser a melhor solução. Aqui, nosso software de simulação permite definir o processo de fabricação otimizado para economizar peso e reduzir custos de fabricação.

E onde a diferenciação é um argumento-chave de marketing, o software pode ajudar produtores de embalagens a tirar proveito da excelente capacidade de moldagem do aço para criar formas atraentes.

Embalagens atraentes são argumentos para aumentar vendas.

Embalagens atraentes são argumentos para aumentar vendas.

Latas monobloco aumentam o prestígio das marcas de aerossóis

Também apoiamos o desenvolvimento de latas monobloco de aerossol de última geração, que garantem soldagem e costuras invisíveis no exterior da lata. Usadas principalmente para produtos cosméticos, latas monobloco têm formas limpas e contemporâneas, que aumentam o prestígio de uma marca. Assim como as latas 3P, elas também podem ser moldadas para criar projetos exclusivos.

Além de ajudar a marca a se destacar na prateleira, os projetos monobloco criam uma percepção de alto valor na mente do consumidor. E o aço é uma solução muito rentável para os proprietários de marcas, oferecendo vantagens econômicas significativas – particularmente para latas maiores de aerossóis.

Exemplo de sequência de moldagem típica de uma embalagem aerossol monobloco de aço.

Exemplo de sequência de moldagem típica de uma embalagem aerossol monobloco de aço.

Abordagem de coengenharia agrega valor

Os proprietários de marcas podem explorar o potencial de moldagem e gravação do aço para diferenciar seus produtos no mercado. Nossa abordagem de coengenharia ajuda fabricantes de latas a identificar o grau de aço e os processos corretos para cada projeto.

Também podemos oferecer assistência técnica para produtores que precisam reduzir o peso de suas latas ou cumprir novas regulamentações. Nosso suporte pode incluir a seleção de materiais e a modelagem de elementos finitos (FEM) para otimizar a geometria de qualquer componente e adaptar os processos de formação, se necessário.

Uma das principais razões pelas quais os fabricantes de latas escolhem aço para aerossóis é o seu excelente desempenho ambiental. O aço pode ser infinitamente reciclado sem perder suas propriedades.

Também é muito fácil extrair resíduos de embalagens de aço com o uso de um ímã. Isso garante que a taxa de reciclagem de embalagens de aço na Europa seja mais alta que a de outros materiais – 76% em 2014, último ano com dados disponíveis.

Referências

http://packaging.arcelormittal.com/BetterUnderPressure

http://flateurope.arcelormittal.com/updatemarch17/section6.html

 

Deixe um comentário