Centro de formação profissional Arcus

Cerca de 3.500 estudantes estão matriculados nos cursos do novo campus do colégio Arcus (Holanda), instalado numa área total de 36.000 m2. A natureza dos programas do Arcus exigiu a criação de espaços de trabalho e salas de aula flexíveis, que permitissem a simulação prática em salas modernas de tecnologia da informação e comunicação com equipamentos de ponta.

Projeto – criando unidade na diversidade

O novo campus, projetado pela ISS Architecten, foi concebido como uma praça veneziana. Seis edifícios curvos, conectados por seus pisos inferiores, no nível das ruas, estão organizados ao redor dos pátios, separados por um teatro.

Os seis prédios e, ao centro as conexões dos pisos inferiores.

Os seis prédios e, ao centro as conexões dos pisos inferiores.

O conceito arquitetônico foi uma resposta às condições naturais do local, que precisava levar em conta desníveis de até de 4 m de altura do terreno. Nas suas fachadas, foi utilizado o Granite®HDX, aço com cobertura orgânica.

Detalhe de fachada recoberta de aço com cobertura orgânica Granite® HDX.

Detalhe de fachada recoberta de aço com cobertura orgânica Granite® HDX.

Uma plataforma ajardinada forma o acesso da rua Valkenburgerweg ao campus e estabelece uma conexão visual dos seis edifícios no nível da rua. No centro do terreno, uma monumental escultura cor de laranja marca a entrada pela escada que leva ao pátio central, onde está a entrada principal dos edifícios.

Escultura de aço marca o acesso à escada que leva ao pátio central.

Escultura de aço marca o acesso à escada que leva ao pátio central.

Neste nível, os edifícios estão conectados com a cantina por meio de espaços comuns. Os pátios, dois grandes e dois pequenos, permitem que a luz natural penetre os pisos inferiores graças às fachadas envidraçadas dos edifícios. Os dois pátios principais estão separados por um teatro, que está envolto por jardins verticais.

Devido ao seu projeto singular, o campus tem um caráter muito aberto e está adaptado às necessidades dos seus usuários.

Cada um dos seis edifícios abriga um programa diferente de formação. Suas formas são variadas, assim como a cor de suas janelas, enquanto as fachadas recobertas de aço e as coberturas ajardinadas lhes dão unidade. Cada edifício conta com dois andares superiores e os dois níveis do piso inferior comum. Todos recebem muita luz natural, já que cada andar está ligado a uma abertura central que abrange a altura total de cada edifício.

Detalhe de dois edifícios do campus, com janelas de cores diferentes.

Detalhe de dois edifícios do campus, com janelas de cores diferentes.

Os espaços externos desempenham uma função central no campus. De um lado, funcionam como espaços de encontro e intercâmbio para os estudantes, do outro, constituem elemento de conexão, que une os edifícios e os converte em uma aldeia.

As fachadas de aço

As fachadas dos seis edifícios estão revestidas com chapa de aço perfiladas, especialmente projetadas e fabricadas com aço recoberto com Granite® HDX, fornecido pela nossa unidade europeia Flat Products. Este aço faz parte da linha Nature, uma série de recobrimentos orgânicos, livres de substâncias que agridem o meio ambiente.

A cor champanhe dá às fachadas um brilho elegante. No total, foram fornecidas 68 toneladas de aço com cobertura Granite® HDX à Jack Muller B.V., centro de serviços especializado em aços laqueados, onde as bobinas são convertidas em chapas para serem perfiladas. As chapas trapezoidais foram instaladas sob a supervisão da ZND Nedicom.

A cor champanhe foi a escolhida para compor as fachadas de aço com cobertura orgânica, que não agride o meio ambiente.

A cor champanhe foi a escolhida para compor as fachadas de aço com cobertura orgânica, que não agride o meio ambiente.

Sustentabilidade

O campus foi projetado segundo os mais altos critérios de sustentabilidade. Entre estes critérios estão, não somente a durabilidade das instalações, mas também a intenção de reduzir ao máximo seu impacto ambiental. Para isso, o campus foi equipado com painéis térmicos para aquecer a água, instalações para reuso da água e sistemas de coleta das águas pluviais para regar os jardins. Um sistema de calefação para o inverno está integrado às lajes premontadas de concreto. No verão, é usada a ventilação natural para criar um ambiente confortável nos edifícios.

Além disso, o campus do Arcus se beneficia do Projeto Águas de Minas, uma parte essencial do Plano de Estruturas de Energias Sustentáveis do município de Heerlen, que consiste na conversão das minas de carvão da região em centrais de energia geotérmica, usando as águas das antigas minas para a calefação e o resfriamento dos edifícios, baseada no princípio de intercâmbio de energia.

O Granite® HDX

O sistema de pintura de alta qualidade Granite® HDX 55 µm foi desenvolvido para telhados, revestimentos e aplicações de arquitetura em condições climáticas ou ambientais adversas. Disponível em uma gama de cores atraente, com superfície lisa ou granulada, tem garantia contra a corrosão e qualquer descamação do revestimento por até 35 anos.

Características técnicas:

  • Espessura da tinta nominal: 55 microns.
  • Brilho (Gardner 60°): 30 GU.
  • Adesão do revestimento (T-bend): ≤ 1T.
  • Resistência a rachaduras na flexão (T-bend): ≤ 1.5T.
  • Resistência à corrosão (teste de névoa salina): 700 horas/categoria RC5 de acordo com EN 10169 (norma europeia).
  • Resistência aos raios UV (teste QUV): 2.000 horas/categoria RUV4 de acordo com EN 10169 (norma europeia).
  • Classificação de fogo: A1 de acordo com EN 13501-1 (norma europeia).

Crédito das imagens

© Little Planet

Fontes

http://www.constructalia.com/english/products/roofing/coatings_and_materials_for_roofing/granite_standard_hds_hds_and_hdx#.Vvl5n-IrLcc

http://www.constructalia.com/espanol/galeria_de_proyectos/holanda/nuevo_campus_arcus_heerlen#.VvBic-IrLcc

2 comentários de “Centro de formação profissional Arcus

  1. Roberto calixto cardoso
    15 de julho de 2016 às 23:27

    Costaria de trabalhar com vcs

Deixe um comentário