Cubas de aço para pias de banheiros e lavabos

Você sabia que, em média, na Europa os banheiros são renovados a cada 10 ou 15 anos? E que 99% dos clientes escolhem instalações brancas? “Mesmo que possamos fazer o acabamento das nossas cubas em qualquer cor do arco-íris, apenas 1% dos pedidos são para uma cor diferente do branco” diz Lars Betzner, responsável pelo setor de compras da principal fabricante alemã de cubas para pias de banheiros – Alape. “O branco foi associado à pureza e higiene durante séculos, e essa é a principal razão para nossos clientes escolhê-lo”.

A Alape cria e finaliza suas cubas para pias com aços ArcelorMittal estampados a frio, projetados para esmaltagem. “Gostamos de trabalhar com produtos da ArcelorMittal por causa das possibilidades que esses aços oferecem”, observa Lars Betzner. “Eles nos dão os melhores resultados de toda a cadeia produtiva e são ideais para geometrias complicadas, que requerem um elevado grau de deformação”.

99% das encomendas de cubas de aço da Alape são na cor branca.

99% das encomendas de cubas de aço da Alape são na cor branca.

Formas simples e complexas alcançadas com apenas três graus

A empresa produz suas cubas com três séries de aço ArcelorMittal. “Nós utilizamos a DC04EK para as nossas pias bucket sinks (de formato mais tradicional), a DC06EK para pias embutidas, cubas de apoio e lavatórios, e DC07EK para cubas com geometrias complicadas”, explica Lars Betzner. “As vantagens destas séries são a sua elevada ductilidade e resistência à deformação, combinada com a sua força de alto rendimento. E também são aços perfeitos para esmaltagem”.

A bucket sinks da Alape é o modelo mais tradicional produzido pela empresa.

A bucket sinks da Alape é o modelo mais tradicional produzido pela empresa.

A produção dos lavatórios de aço leva cerca de duas semanas. Começa com a estampagem profunda – processo no qual uma forma é pressionada no interior do metal sob força extrema para criar a “tigela” da cuba. O resultado é uma cuba sem costuras, garantindo que não haja lugar para sujeira ou germes se esconderem. “Como podemos criar cubas de um pedaço de aço, nossos clientes apreciam o design e a pureza dos nossos produtos”, observa Lars. “Eles também reconhecem que nossas cubas são sustentáveis e 100% recicláveis”.

Cubas de aço da Alape em processo de estampagem a frio.

Cubas de aço da Alape em processo de estampagem a frio.

A sustentabilidade das cubas de aço da Alape é uma vantagem significativa. Muitas cubas e lavatórios são feitos de cerâmica. Embora ofereçam as mesmas propriedades higiênicas das pias de aço, a cerâmica é difícil de reciclar ou de reutilizar ao final da vida.

Na etapa seguinte de produção, são feitos cortes a laser nas partes excedentes do aço, para que as bordas sejam dobradas e soldadas no seu formato final. As bordas são esmerilhadas e niveladas para ter um acabamento suave e consistente. “Dependendo da complexidade geométrica da cuba é possível automatizar algumas destas etapas, mas nas geometrias complexas que usamos com aços DC07EK, quase tudo é feito manualmente” observa Lars.

Cubas com geometrias complexas têm acabamento manual.

Cubas com geometrias complexas têm acabamento manual.

Depois, um lado da cuba é pulverizado com esmalte e, assim que ele estiver seco, a cuba é cozida em um forno, a uma temperatura muito elevada. Este processo derrete o esmalte, fundindo-o ao aço subjacente, criando uma superfície dura e impermeável que é fácil de limpar e vai durar toda a vida. “Eu vi exemplos de nossas pias mais tradicionais que estão em uso há mais de 45 anos, e estão quase tão boas quanto as novas”, observa Lars Betzner.

A esmaltagem é o passo final do processo. Embora a Alape possa combinar quase todas as cores, a maioria dos clientes optam pelo branco. “Metade do 1% que escolhe outra cor, seleciona o preto. Essas cubas são, geralmente, para hotéis ou projetos especiais”, diz Lars.

Modelos de cubas embutidas e apoiadas feitas com nosso aço DC06EK e depois esmaltadas.

Modelos de cubas embutidas e apoiadas feitas com nosso aço DC06EK e depois esmaltadas.

As pessoas fazem o sucesso dos negócios

A Alape orgulha-se da qualidade e durabilidade de seus produtos. Mas essa atitude também é aplicada às suas relações comerciais, como Lars Betzner explica: “para cumprir nossos ambiciosos objetivos colocamos nossa confiança em parcerias de longo prazo e abertas, como a que temos com a ArcelorMittal há mais de 20 anos. Mas eu gostaria de observar que não é Alape e a ArcelorMittal que, como empresas, criaram essa relação. Isso depende das pessoas, que fazem negócios de sucesso juntas, todos os dias”.

Lars Betzner, responsável pelo setor de compras da Alape.

Lars Betzner, responsável pelo setor de compras da Alape.

Aços ArcelorMittal para estampagem a frio

As séries D04EK, DC06EK e DC07EK fazem parte dos aços para aplicações para estampagem a frio da ArcelorMittal. Essas séries são utilizados em flexão e processos de estampagem profunda em que são necessárias força, rigidez e ductilidade. As aplicações típicas encontram-se nos setores automotivo e utilidades domésticas, em que são utilizados para criar peças complexas, multifuncionais.

Série Viabilidade dimensional Re (Mpa) Rm (Mpa)
DC04EK 0,3 até 3,00 mm 140 até 150 270 até 350
DC06EK 0,3 até 2,00 mm 120 até 210 270 até 330
DC07EK 0,5 até 3,00 mm 100 até 170 150 até 310

 

Referências

http://flateurope.arcelormittal.com/flatnews/sep2016/alapebasins

http://www.alape.com/asi-en/

Crédito das imagens

Alape©

 

 

1 comentário de “Cubas de aço para pias de banheiros e lavabos

  1. Marcelo Peixoto
    13 de maio de 2017 às 18:14

    Onde pode-se comprar uma pia de vocês. “A mais tradicional ” ?

Deixe um comentário