Estamos utilizado drones para inspeções de instalações industriais.

A utilização de veículos aéreos não tripulados, conhecidos como drones, é mais um exemplo de como a tecnologia pode contribuir para garantir a segurança dos empregados.

Estamos utilizando esse equipamento na inspeção de telhados, estruturas metálicas e máquinas energizadas nas unidades de Tubarão (ES) e Juiz de Fora (MG). Esta última, inclusive, já utilizou imagens em alta-resolução feitas por drone durante a reforma dos altos-fornos.

O processo de reforma dos alto fornos de Juiz de Fora utilizou imagens geradas por drones.

O processo de reforma dos alto fornos de Juiz de Fora utilizou imagens geradas por drones.

Os cerca de 500 mil m² de telhados da unidade de Tubarão são inspecionados periodicamente para dar subsídios às ações de manutenção.

Em 2015, a planta passou a fazer a verificação com o drone, apontando, de forma detalhada e precisa, qualquer necessidade de reparo.

“O objetivo principal foi evitar o risco envolvido no trabalho em altura, mas também conseguimos reduzir o custo e aumentar a qualidade do trabalho”, explica Pedro Paulo Zattoni, gerente de Área de Lubrificação e Fiscalização de Serviços de Manutenção.

Ele calcula que, em um ano, foram verificados aproximadamente 300 mil m² de telhados, o que corresponde a 190 dias de trabalho em altura de um empregado.

Parte da área industrial da usina de Tubarão (ES), que passa por inspeções periódicas de drones.

Parte da área industrial da usina de Tubarão (ES), que passa por inspeções periódicas de drones.

A solução já começou a ser estudada para uso em outras áreas como inspeção de estruturas metálicas, em torres de alta-tensão, verificação de ocorrência ambiental ou de segurança patrimonial.

Em Juiz de Fora, o drone já é utilizado em estruturas metálicas de diversas naturezas. “Uma câmera termográfica registra os pontos de calor, identificando, por exemplo, se o equipamento está energizado”, conta Wanderson Terror, Líder de Site de TI da ArcelorMittal Sistemas.

No ano passado, o drone foi utilizado de maneira inédita nos altos-fornos. Após a reforma, ele auxiliou na inspeção da manutenção realizada dentro do reator, que teve 100% do refratário substituído. “Conseguimos avaliar a qualidade do serviço, eliminando o risco da atividade em espaço confinado”, destaca Fernando de Freitas Siqueira, Gerente de Área de Operação dos Altos-Fornos.

Vista de parte dos telhados da usina de Juiz de Fora feita por drone.

Vista de parte dos telhados da usina de Juiz de Fora feita por drone.

As filmagens também estão sendo aproveitadas durante a recepção de novos empregados e estagiários, que podem ter uma visão privilegiada do interior do alto-forno, agregando valor ao treinamento.

Agora, o projeto-piloto implantado com sucesso em Juiz de Fora está sendo desdobrado para outras unidades de Longos. A unidade de Monlevade (MG) é a próxima a adotar a tecnologia.

Cinco empregados de Monlevade já foram treinados e o equipamento entra em operação ainda no primeiro trimestre deste ano.

“Temos um planejamento extenso de inspeções, que incluem o monitoramento de chaminés, altos-fornos, redes de gases, bem como das encostas próximas à unidade, da linha férrea que liga a Mina do Andrade à planta e até da barragem da usina hidrelétrica que gera energia elétrica para nossas operações”, detalha Rui Carvalho Lage, Gerente de Área de Engenharia de Manutenção.

Referências

http://brasil.arcelormittal.com.br/galeria-midia/noticias/uso-de-drones-evita-riscos-de-trabalho-em-altura-e-espaco-confinado

4 comentários de “Estamos utilizado drones para inspeções de instalações industriais.

  1. jose osvaldo
    8 de março de 2017 às 01:55

    A máquina veio substituir todas as
    nossas dificuldades do dia-a-dia, com o passar dos tempos cada vez mais o
    Homem fica para “trás”, e com isso cresce o desemprego.

  2. Eloy
    3 de junho de 2017 às 23:04

    Parabéns pelo projeto!

    • ArcelorMittal
      22 de junho de 2017 às 15:29

      Muito obrigado, Eloy.

  3. Francisco Bastos
    4 de junho de 2017 às 22:29

    É a tecnologia nos auxiliando no dia a dia, promovendo eficiência com segurança.

Deixe um comentário