Nova linha de aços revestidos com tecnologia Jet Vapor Deposition.

Jetgal® é o aço revestido com zinco, destinado à indústria automobilística, que está sendo produzido com a tecnologia JVD. A novidade foi apresentada para centenas de clientes na nossa unidade de Liége, na Bélgica, em 2 de fevereiro último. A produção com a nova tecnologia teve início em janeiro de 2017 e é a única do gênero no mundo.

Com a tecnologia JVD, agora operacional, nasce uma nova geração de aços com revestimento metálico, que oferece maior desempenho do produto e processo de produção ambientalmente mais sustentável.

A nova tecnologia será aplicada na produção de aços revestidos para o setor automotivo bem como para outros segmentos da indústria, incluindo eletrodomésticos, aquecimento e ventilação, e materiais de acabamento para interiores.

A nova tecnologia

JVD é um processo produtivo e de desenvolvimento de produtos revolucionário. O revestimento é feito enquanto a lâmina de aço passa por dentro de uma câmara de vácuo, que vaporiza zinco em alta velocidade sobre o aço.

Ilustração do processo de deposição por vapor à jato (JVD) desenvolvido pela ArcelorMittal.

Ilustração do processo de deposição por vapor à jato (JVD) desenvolvido pela ArcelorMittal.

Existem várias vantagens para este novo tipo de tecnologia, como:

  • Revestimento altamente uniforme da chapa de aço.
  • Excelente aderência do revestimento, não importa o grau do aço, evitando que o aço de resistência ultra-alta se torne mais frágil sob a influência do hidrogênio.
  • O trabalho no vácuo permite temperaturas de evaporação mais baixas e também cria um ambiente ‘puro’, que elimina o risco de oxidação do zinco e do aço.
  • Menor impacto ambiental. A avaliação do ciclo de vida e do impacto ambiental deste processo como um todo – revestimento, fase de utilização dos produtos, resíduos e sua gestão – mostrou rendimento mais elevado e menor consumo de energia do que outras técnicas de revestimento. A tecnologia JVD tem ‘potencial de aquecimento global’ – medida utilizada na avaliação do ciclo de vida – menor do que qualquer outro processo industrial de revestimento de aço.
  • Processo altamente flexível graças à capacidade de produzir diferentes espessuras de revestimento (em cada um dos lados da chapa) e de revestir com uma variedade de substratos, independentemente da sua composição química.

A chegada da tecnologia JVD acrescenta o Jetgal® e o Jetskin™ à nossa gama exclusiva de revestimentos metálicos.

Várias aplicações

Jetgal® é o aço revestido de zinco com a tecnologia JVD voltado para a indústria automobilística. O revestimento foi desenvolvido para aços avançados de alta resistência (AHSS) com estampagem a frio, como Dual Phase, TRIP, MartINsite® e Fortiform®. Esse revestimento poderá ser aplicado em qualquer aço AHSS que a ArcelorMittal venha a desenvolver.

Os aços Jetgal® têm um revestimento bem homogêneo (até 10 μm de espessura). A uniformidade do revestimento melhora significativamente a proteção contra a corrosão e proporciona um excelente aspecto após a estampagem e a pintura.

À esquerda, espessura da camada do revestimento e, à direita, aparência do Jetgal® ampliada em 2.000 vezes.

À esquerda, espessura da camada do revestimento e, à direita, aparência do Jetgal® ampliada em 2.000 vezes.

Já o Jetskin™ é uma excelente alternativa ao eletro-galvanizado para mercados como o de acabamentos para interiores de edifícios e o de aparelhos. Fabricantes de eletrodomésticos, portas e tambores, bem como produtores de aplicações para interiores de edifícios (armários, mesas, prateleiras, ar condicionado, tetos e armários) estão testando o Jetskin™. Eles valorizam a qualidade da sua superfície, que permite um processo de pintura rentável, e também as melhorias em formatação e soldabilidade, bem como a excelente flexibilidade da linha em produtividade (encurtamento de tempo).

A tecnologia utilizada na nova linha de revestimento foi desenvolvida pelas nossas equipes de P&D e do centro de pesquisa do Grupo CRM, com apoio da Sogepa, fundo de investimento belga.

Equipamento de Jet Vapor Deposition instalado na nossa unidade de Liége.

Equipamento de Jet Vapor Deposition instalado na nossa unidade de Liége.

Explorando continuamente os limites da tecnologia do aço

Investimos continuamente em P&D para desenvolver aços e processos, e oferecer aos nossos clientes soluções que respondam aos desafios que enfrentam. Nossos processos de revestimento metálico, como galvanização eletrolítica e galvanização por imersão a quente tornaram o aço mais durável.

 

Referências:

http://automotive.arcelormittal.com/News/2791/Jetgallaunch

 

Deixe um comentário