Mais opções de aços para a indústria automobilística

Estamos expandindo nosso portfólio global de aços para o setor automobilístico com uma nova geração de aços avançados de alta resistência (AHSS). Entre esses produtos, estão os novos aços duros prensados (PHS) Ductibor®1000 e Usibor® 2000 – ambos já disponíveis para testes de qualificação OEM na Europa – e aços martensíticos MartINsite® M1700 e M2000.

Também estamos preparando a expansão da família de terceira geração do aço de alta resistência (AHSS 3G), que atualmente inclui o Fortiform® 1050, a partir de 2017 na Europa. Juntos, esses novos graus de aço irão ajudar as montadoras a reduzir ainda mais o peso dos automóveis para diminuir o consumo de combustível, sem comprometer a segurança nem o desempenho.

“O lançamento desses aços se alinha com o nosso programa Ação 2020, roteiro estratégico que visa alcançar melhorias financeiras específicas para a empresa em 2020”, disse Brian Aranha, vice-presidente executivo global para o setor automotivo, e completa: “Os esforços para a Ação 2020 incluem otimização de custos, aumento no volume de remessa de aço e uma melhora no portfólio de produtos de alto valor agregado. Estes produtos colocam a ArcelorMittal numa posição melhor para atender as necessidades dos clientes com um forte portfólio técnico e de produto”.

Aumentar o leque de aços duros prensados

Estamos fornecendo amostras de Ductibor® 1000 para testes de qualificação na América do Norte. Este é um aço de alta resistência, que oferece boa capacidade de absorção de energia. As aplicações típicas para Ductibor® 1000 incluem peças estruturais como longarinas traseiras e dianteiras, e colunas B.

O Ductibor® 1000 é indicado para longarinas dianteiras e traseiras, e também colunas B.

O Ductibor® 1000 é indicado para longarinas dianteiras e traseiras, e também colunas B.

O Usibor® 2000 é um aço PHS revestido de alumínio-silício, mais forte do que seu antecessor, o Usibor® 1500. Com ele, os fabricantes podem produzir peças de geometria complicada com alta resistência e moldáveis sem desafios de springback (ou recuperação elástica, que é a tendência dos metais de voltarem à sua forma original depois de submetidos a compressão e tensão).

As aplicações típicas para Usibor® 2000 incluem partes como compartimentos de velas de ignição, colunas, longarinas e acessórios como racks para o teto. O Usibor® 2000 está disponível para OEM na Europa e estará disponível na América do Norte no início de 2017, com a produção comercial prevista para o final do verão de 2017.

As aplicações Usibor® 2000 vão desde compartimentos para velas de ignição a acessórios, como racks para o teto.

As aplicações Usibor® 2000 vão desde compartimentos para velas de ignição a acessórios, como racks para o teto.

“O Usibor® é nosso produto-chave na estampagem a quente e tem sido um grande sucesso comercial e técnico na indústria automotiva global”, disse Brian Aranha. “Olhando para o futuro, os produtos com estampagem a quente em veículos continuarão a aumentar com o lançamento de aços mais avançados, como o Usibor® 2000, que oferece de 10% a 15% de economia de peso quando comparado a outras soluções de estampagem a quente”.

Usibor® 2000 é compatível com as tecnologias e processos padronizados de aços PHS. A combinação do Usibor® 2000 com o Ductibor® 1000, ou outro aço PHS, em peças soldadas a laser (LWB) oferece vantagens significativas como: diminuição de peso, melhor comportamento e redução de custos de material e otimização de produção.

Aumentar as opções de aços martensíticos

Também estamos expandindo a família de produtos MartINsite® para incluir o M1700 e o M2000, juntando-os ao M900, M1100, M1300 e M1500.

“Essa é uma família de aços fortes indicados para peças anti-intrusão como para-choques e colunas de portas”, explica Brian Aranha.

Os novos graus de MartINsite® estarão disponíveis para qualificações OEM em meados de 2017 e para produção comercial no início de 2018.

O MartINsite é indicado para peças anti-intrusão, como para-choques.

O MartINsite é indicado para peças anti-intrusão, como para-choques.

Incrementar também a Fortiform®, aços altamente moldáveis (HF)

Também estamos investindo, na nossa unidade AM/NS Calvert (joint venture com a Nippon Steel e a Sumitomo Metals Corp.) no Alabama, EUA, em um aço de terceira geração AHSS, para estampagem a frio. Atualmente disponível na Europa com a marca Fortiform®, estes aços altamente moldáveis (HF) têm pontos fortes semelhantes aos dos aços bifásicos, mas com maior ductilidade e são moldáveis a frio.

Também iremos produzir em meados de 2017, na América do Norte, versões galvanizadas e galvanizáveis, laminadas a frio, de HF 980 e HF 1180, para qualificações OEM. A produção comercial, a ter início com os graus laminados a frio, vai ocorrer no final de 2017. Graças às suas excelentes propriedades mecânicas, estes HF são particularmente adequados para componentes limitados pela absorção de energia como trilhos dianteiros e traseiros, colunas dos para-brisas e compartimentos superiores do motor.

O Fortiform® é indicado para partes como colunas de para-brisas entre outras.

O Fortiform® é indicado para partes como colunas de para-brisas entre outras.

Na Europa, um programa de investimentos está em andamento nas nossas unidades de Gent e de Liége, na Bélgica, para aumentar a produção anual de aços AHSS de terceira geração.

Apoio aos fabricantes de automóveis em todo o mundo

Globalmente, temos algumas das operações tecnologicamente mais avançadas para produção de aço automotivo e incorporamos uma moderna gama de tecnologias de produção de aço. Cerca de 30% do nosso orçamento global de P&D – US$ 227 milhões em 2015 – destina-se à investigação neste segmento.

Nota: Essa é uma previsão feita em outubro de 2016 e pode haver mudanças durante a implantação de alguns desses projetos.

Referências

http://automotive.arcelormittal.com/News/2717/ExpandingGlobalAutoProductPortfolio

http://automotive.arcelormittal.com/News/2330/newsjulysept2014/Fortiform_unveiling

 

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