Muralys® Creativ, aço para fachada que aceita impressão

O Technocampus Ocean, em Bougenais (França), é um centro de pesquisa especializado em processos metálicos e estruturas offshore, que reúne 350 pesquisadores e técnicos.

Para o edifício deste centro foi feito um projeto singular, com uma fachada mostrando imagens de um mar azul claro, que só foi possível graças ao Muralys® Creativ, uma solução inovadora da nossa divisão Arval, que permite imprimir qualquer tipo de imagem na fachada metálica. Com 18.000 m² de instalações, ele é a nova plataforma de pesquisa para atividades navais e energias marinhas renováveis.

O projeto do Technocampus Ocean só foi possível graças ao Muralys® Creativ.

O projeto do Technocampus Ocean só foi possível graças ao Muralys® Creativ.

A empresa de arquitetura Rocheteau-Saillard escolheu nossa solução Muralys®Creativ para as fachadas do Technocampus. Trata-se de uma solução que possibilita a impressão de qualquer tipo de imagem em uma fachada metálica (foto, desenho, logotipo etc.) por transferência digital. Foram 2.500 m² de fachada impressa.

2.500 m² de fachada impressa em 18.000 m² de instalações.

2.500 m² de fachada impressa em 18.000 m² de instalações.

Fachada personalizada

A Arval demonstrou sua capacidade para desenvolver soluções técnicas e estéticas personalizadas para atender especificações arquitetônicas com muitos detalhes. Como o Technocampus Ocean é dedicado a atividades navais marinhas, o projeto sugerido foi o de enfatizar a sua atividade nas fachadas. Assim, foi escolhida uma imagem mostrando um mar azul profundo do fotógrafo Philippe Plisson, especializado em fotografia marítima.

A impressão da fachada foi feita a partir de imagens produzidas pelo fotógrafo Philippe Plisson. O responsável pelo projeto é o arquiteto Eric Saillard.

A impressão da fachada foi feita a partir de imagens produzidas pelo fotógrafo Philippe Plisson. O responsável pelo projeto é o arquiteto Eric Saillard.

As soluções Arval são perfeitamente adequadas às necessidades dos arquitetos. O Muralys® é um produto à prova de pichações, com excelente durabilidade e garantia de 10 anos.

As fotografias foram totalmente digitalizadas. Imagens neutras foram criadas para ligar o início e o final do visual, sugerindo uma imagem infinita. Em seguida, foi impressa em alta definição em 1.162 painéis de aço laqueados.

Para esta aplicação muito específica, as peças foram numeradas e, em seguida, montadas de acordo com um plano de layout feito pela Arval em colaboração com a empreiteira Axima, responsável pela montagem, arquitetonicamente complexa. As condições técnicas envolvidas na fabricação e montagem foram bastante exigentes.

Eric Saillard, arquiteto encarregado pelo projeto explica: “Nós escolhemos painéis de aço elegantes para ter a certeza de uma superfície lisa para o visual. Os painéis da Arval corresponderam perfeitamente às necessidades de um layout de placas elegante e preciso”.

A fachada original criada com o Muralys® Creativ dá ao Technocampus Ocean um ambiente visual exclusivo, tornando o edifício totalmente identificável.

Muralys®, revolução tecnológica e estética

Muralys® é uma verdadeira revolução tecnológica e estética no mundo da arquitetura. O processo de impressão por Transferência Digital Molecular abre as portas da criatividade. A imagem, depois de transferida, é imediatamente protegida por uma camada de verniz.

Com ele, é possível reproduzir qualquer imagem. Todas as ideias são viáveis, até as mais extravagantes, porque a resolução de impressão é impressionante.

Desenvolvido por nossa equipe de designers para responder às tendências arquitetônicas do momento, a coleção Muralys® enfatiza as fachadas. Nossos 16 padrões exclusivos permitem expressar toda a singularidade do seu projeto, respeitando a cultura e a história dos ambientes onde são aplicados.

 

Além de projetos personalizados, o Muralys® também tem uma coleção com motivos impressos.

Além de projetos personalizados, o Muralys® também tem uma coleção com motivos impressos.

O processo pode ser adaptado para vários suportes: tapumes, painéis, perfis etc. A dimensão máxima de cada elemento é de 6,4 m comprimento por 1,8 m de largura.

Fontes

http://europe.arcelormittal.com/newsandmedia/europenews/euro032016/TechnocampusOcean

http://ds.arcelormittal.com/construction/france/Colors_Coatings/prepainted_steel_Technicality/Muralys/language/EN

Crédito das imagens: Site da Arval

Deixe um comentário