Nosso aço dupla fase deixa mais leves os cilindros de gás

A Gasflaschenwerk Grünhain (GWG) é uma fabricante alemã de cilindros de aço soldados para gás liquefeito e refrigerantes. Uma das mais recentes inovações da GWG é o cilindro de gás Premium 21, que foi projetado utilizando um aço dupla fase da série DP600, produzido pela nossa unidade europeia de aços planos. Normalmente utilizado em aplicações automotivas, este aço de alta resistência faz com que o cilindro Premium 21 seja mais leve do que seus concorrentes, aproveitando as características de segurança e força dos aços bifásicos.

O GWG Premium 21 BBQ é projetado para se encaixar perfeitamente na parte inferior de churrasqueiras a gás comuns vendidas na Europa. O peso vazio do cilindro é de apenas 6,3 Kg, e ele pode ser carregado com até 8,2 Kg de gás, volume significativamente maior do que os outros cilindros que estão no mercado.

Na Europa, churrasqueiras a gás comuns já contam com a opção de utilizar o Premium 21.

Na Europa, churrasqueiras a gás comuns já contam com a opção de utilizar o Premium 21.

A GWG também desenvolveu um protótipo para um cilindro menor de gás – o Premium 21 Medium. Este cilindro, quando está vazio pesa apenas 5 Kg, mas tem capacidade de carga para até 6,5 Kg de gás. Isto é, 1,5 Kg (ou 30%) mais do que os 5 Kg dos cilindros tradicionais.

Mais qualidade e segurança com nosso aço dupla fase

A capacidade extra do Premium 21 é possível, em grande parte, graças ao uso de aços bifásicos, como explica Hans-Jürgen Werner, diretor-gerente e sócio executivo da GWG: “O DP600 oferece uma excelente combinação de capacidades de resistência e estampagem profunda. Para os cilindros de gás da GWG, isso se traduz em produto com maior qualidade, segurança e capacidade de carga”.

O Premium 21 BBQ substitui um cilindro de gás desenvolvido em 2012, projeto que utilizou um aço leve (P310), e deixou o cilindro com aproximadamente 8,6 Kg de tara. Substituindo o aço-carbono por um aço dupla fase o peso do BBQ foi reduzido em 2,3 Kg (cerca de 27%).

Nosso apoio técnico foi vital nos estágios iniciais

O processo de desenvolvimento do Premium 21 levou cerca de 18 meses, desde o conceito inicial até a produção em série. “Contamos com assistência técnica e aconselhamento da ArcelorMittal em todo o projeto, mas especialmente nas primeiras fases de projeto e seleção de materiais” observa Hans-Jürgen Werner. “Aproveitamos a experiência da ArcelorMittal e pedimos conselhos detalhados, como o da formatação de simulações e do comportamento da temperatura do material”.

A GWG só decidiu usar um aço da série dupla fase depois de realizar uma extensa pesquisa e das discussões com a ArcelorMittal. “As características técnicas e, especialmente, as propriedades de processamento desta série influenciaram nossa decisão. Como fabricante de cilindros de pressão, boa formabilidade e soldabilidade do material são fatores críticos para a escolha.”, diz Hans-Jürgen Werner.

Equilíbrio certo de custo-benefício

Uma série de mudanças técnicas e ajustes foram feitos nos processos de fabricação da GWG para produzir o Premium 21, explica Hans-Jürgen Werner: “Além da nova formatação e ferramentas de projeto, desenvolvemos diferentes combinações de solda para evitar a formação de grânulos. Também realizamos o acabamento do cilindro com um revestimento multicamada. Isso nos obrigou a alterar alguns parâmetros do processo relacionados ao pré-tratamento do cilindro bruto”.

O acabamento do Premium 21 tem um revestimento multicamada e pode ser pintado de várias cores. ©Gasflaschenwerk Grünhain

O acabamento do Premium 21 tem um revestimento multicamada e pode ser pintado de várias cores. ©Gasflaschenwerk Grünhain

O cilindro pode ser produzido em quase todas as cores, conforme a preferência do cliente. Gravação, serigrafia, e adesivos podem ser aplicados para personalizar ainda mais o cilindro pronto.

“O Premium 21 tem um claro acréscimo de valor em comparação com o cilindro de gás convencional que fizemos com aço-carbono”, diz Hans-Jürgen Werner. “Sabíamos que seria preciso convencer nossos clientes desses benefícios, e os últimos dados de 2016 mostram que isso está funcionando. O Premium 21 oferece aos consumidores o equilíbrio certo em termos de custos e benefícios”.

Os cilindros convencionais, feitos com aço-carbono, são mais pesados e têm menor capacidade de carga.

Os cilindros convencionais, feitos com aço-carbono, são mais pesados e têm menor capacidade de carga.

Sobre a GWG

A GWG fabrica cilindros de gás em sua moderna fábrica de Ore Mountains, na Alemanha, há mais de 85 anos. A empresa produz uma vasta gama de cilindros para gás propano, propulsores e refrigerantes.

Ficha técnica do Premium 21 BBQ

  • Volume: 19,6 litros
  • Diâmetro externo: 300 mm
  • Tara: 6,3 Kg
  • Peso cheio (propano): 8,2 Kg
  • Pressão de ensaio: 30 bar
  • Altura: 460 mm (incluindo a flange de plástico)

Referências

http://europe.arcelormittal.com/newsandmedia/europenews/eur_DP600GWG

http://flateurope.arcelormittal.com/update/section-6

 

Deixe um comentário