Nosso aço na quarta maior ponte pênsil do mundo.

A ponte Osman Gazi, que atravessa a Baía de Izmit, na Turquia, é parte de um projeto rodoviário de 420 quilômetros, que encurta a distância entre as cidades de Istambul e Izmir em cerca de 140 quilômetros, reduzindo o tempo de viagem deste trajeto de seis horas e meia para três horas e meia.

A ponte foi concedida ao consórcio NOMAYG – composto pelas empresas turcas Nurol, Özaltın, Makyol, Yüksel e Göçay, e pela italiana Astaldi –, que operará a ponte durante 23 anos.

A IHI Corporation, do Japão, foi a responsável pela construção da ponte e o estaleiro Çimtaş, da Turquia, foi escolhido como o único fabricante dos painéis do tabuleiro ortotrópico de aço da ponte suspensa, e as vigas de aço foram produzidas em Gemlik.

Peças do tabuleiro da Osman Gazi, na barcaça à direita, foram construídas pelo estaleiro Çimtaş. Fotografia Basf©

Peças do tabuleiro da Osman Gazi, na barcaça à direita, foram construídas pelo estaleiro Çimtaş. Fotografia Basf©

As peças de aço de plataforma ortotrópica foram montadas e sofreram todos os ensaios no estaleiro Çimtaş, em Gölcük, na Turquia. O projeto da ponte foi feito pela Cowi, empresa dinamarquesa de projetos de engenharia.

Nossa unidade de Galati, na Romênia, desempenhou um papel importante na construção da ponte suspensa Izmit Bay Crossing – cujo nome oficial é Ponte Osman Gazi, anunciado durante a inauguração – fornecendo mais da metade do aço plano utilizado neste grande projeto.

Aproximadamente 52.000 toneladas de placas pesadas foram incorporadas na parte suspensa do projeto, das quais 18.000 toneladas foram para as torres e 34.000 toneladas para o tabuleiro.

Detalhe da ponte em construção e uma das torres já erguida. Fotografia Basf©

Detalhe da ponte em construção e uma das torres já erguida. Fotografia Basf©

A maior parte do aço utilizado no tabuleiro ortotrópico da ponte foi fornecida pela nossa unidade de Galati, que teve ciclos de produção e expedição longos e desafiadores. Para este projeto, fornecemos chapas grossas nos graus S355J2/J2C+N/N/NL, S420N/NL e S460N/NL em 4 lotes principais com uma grande variedade de espessura e largura.

“Nossa fábrica de chapas grossas de Galati é capaz de produzir e entregar as placas solicitadas para várias aplicações, mas este projeto teve uma importância especial para nós”, disse Bruno Ribo, diretor presidente da Divisão de Negócios Leste-Sul da ArcelorMittal Flat Europe.

“Adaptamos soluções técnicas e comerciais especiais para este projeto e estamos orgulhosos de termos tomado parte na criação desta prestigiosa obra de infraestrutura”, disse Abhijit Sanyal, diretor de marketing da Divisão de Negócios Leste-Sul da ArcelorMittal Flat Europe.

Com 2.682 metros de extensão e distância entre torres de 1.550 metros, a Osman Gazi é quarta maior ponte pênsil do mundo.

Com 2.682 metros de extensão e distância entre torres de 1.550 metros, a Osman Gazi é quarta maior ponte pênsil do mundo.

Com extensão total de 2.682 metros e distância de 1.550 metros entre as vigas de aço, a Osman Gazi é a ponte suspensa mais longa da Turquia, a segunda da Europa e a quarta do mundo. A construção começou em 2013 e a ponte foi inaugurada em julho de 2016.

Ponte pênsil Osman Gazi – dados técnicos

Comprimento total 2.682 m
Largura 36 m
Altura das torres 252 m
Espaço entre as torres 1.550 m
Espaço livre para navegação 64 m x 1.000 m

 

Referências

http://flateurope.arcelormittal.com/updatesept16/section-4

https://www.basf.com/en/company/news-and-media/news-releases/2016/09/p-16-307.html

 

1 comentário de “Nosso aço na quarta maior ponte pênsil do mundo.

  1. Jonathan Gouveia
    22 de março de 2017 às 02:44

    Trabalhei em Maracanaú, Ceará, como motorista em entregas de material da Acelormital e tds os clientes diziam que é melhor ferro.

Deixe um comentário