Novidade no primeiro teleférico urbano francês

Se você viajou para Londres, Rio de Janeiro ou Cingapura, provavelmente viu ou mesmo andou em teleféricos, veículos que fazem a ligação aérea de um local a outro. Os teleféricos, que antes eram vistos, praticamente, apenas em estâncias de esqui, são cada vez mais utilizados como meio de transporte em cidades de todo o mundo.

Transporte de passageiros por teleféricos no Morro do Alemão (RJ).

Transporte de passageiros por teleféricos no Morro do Alemão (RJ).

Este modo de transporte cada vez mais utilizado vai chegar este ano à cidade de Brest, na França, com todos os cabos fornecidos por nossa unidade de Bourg-en-Bresse, no mesmo país.

Seguro, ecológico e economicamente eficiente

O teleférico urbano de Brest é o primeiro desta modalidade a ser construído na França. A cidade está em expansão, com novos escritórios e habitações, e 4.000 novos moradores são esperados na região. Hoje, duas pontes são utilizadas para atravessar o rio Penfeld, que corta os dois lados da cidade, e já estão no limite da capacidade, especialmente durante horários de pico.

Uma das pontes sobre o rio Penfeld, que corta a cidade de Brest.

Uma das pontes sobre o rio Penfeld, que corta a cidade de Brest.

O teleférico vai ajudar Brest a deixar a nova região da cidade mais atraente, equilibrar a atividade econômica e residencial dos seus dois lados, e a expandir o centro da cidade.

Vários cenários foram considerados, tais como uma ponte comum e uma ponte levadiça, mas o teleférico foi apontado como a melhor solução:

  • Mais econômico (duas vezes mais barato do que uma ponte);
  • Mais respeito ao meio ambiente;
  • Um dos modos de transporte mais seguro.
    Brest, que já conta com os chamados VLTs, agora vai ter também teleféricos urbanos.

    Brest, que já conta com os chamados VLTs, agora vai ter também teleféricos urbanos.

    Reconhecimento dos nossos produtos

    Depois de meses de negociação, nossa unidade de Bourg-en-Bresse foi escolhida para fornecer os cabos do teleférico urbano de Brest:

    • 4 D50 mm cabos de entrelaçamento completo com 12 fibras ópticas em cada cabo;
    • 2 D25 mm cabos de transporte.

    Somos uma das duas produtoras da Europa que integra fibras ópticas às bobinas de cabos de entrelaçamento completo (FLC), permitindo a transmissão de dados. Esta inovação é o resultado dos esforços da equipe de P&D da unidade de Bourg-en-Bresse.

    O cabo FLC oferece várias funções no mesmo componente, permitindo assim uma redução de custos para o cliente.

    Cabos FLC com fibras ópticas para transmissão de dados

    Usando o conhecimento adquirido durante longo tempo em projetos especiais, nossa unidade de Bourg-en-Bresse oferece bobinas de cabos com entrelaçamento completo (Full Lock Coils – FLC) que associam sua função mecânica com a de transmissão de dados, através da inclusão de um ou mais tubos contendo fibras ópticas.

    Tecnologia monofio compacto

    Reconhecida como uma inovação em seu campo, nossa tecnologia monofio compacto é tanto um triunfo técnico como comercial: milhares de cabos em uso em várias partes do mundo testemunham um desempenho inigualável dessa tecnologia:

    • Extrema precisão das características geométricas;
    • Elaboração meticulosa de fios de alta resistência;
    • Know-how de nossos especialistas em cabos.
      Evolução do diâmetro e do alongamento de cabos de aço

      Evolução do diâmetro e do alongamento de cabos de aço

      A melhor garantia de estabilidade e o bom funcionamento é assegurado pela montagem perfeita dos componentes do cabo no núcleo compacto.

      O nível de alongamento dos cabos de núcleo compacto é extremamente baixo, cerca de 1% a 1,5% quando o cabo chega ao fim da sua vida útil.

      O diâmetro extremamente baixo dos cabos compactos mantém consistente a qualidade de conexão entre o cabo e a instalação em que ele é utilizado

      Segurança extrema

      Em contraste com cabos montados em núcleos multifios, a utilização do núcleo monofio compacto oferece ótima estabilidade em relação ao contato do cabo com os meios de conexão como polias de transmissão.

      O núcleo monofio compacto, além de uma técnica de fabricação original (a única do seu tipo no mundo), garante um perfeito controle, regularidade e retesamento do cabo.

      A técnica de montagem e a escolha do material para o núcleo monofio é a melhor garantia possível de que a sua geometria original será mantida durante toda a sua vida, com variações menores de diâmetro e extensão do cabo em serviço.

      As qualidades excepcionais da tecnologia de núcleo compacto proporcionam vida útil extremamente longa: a ausência de contato entre os fios adjacentes, mesmo no final da vida útil, permite tirar proveito máximo do potencial de vida de cada fio de aço.

      Finalizando, os custos de manutenção desses cabos é bem menor, com operações de encurtamento eliminadas ou reduzidas e eficiência consistente de conexões.

Deixe um comentário