O uso de fibras de aço no concreto

As fibras de aço Dramix® para reforço de concreto são produzidas a partir de fios de aço trefilados de primeira qualidade e têm ancoragem nas dobras das suas extremidades, em forma de gancho. Assim, elas apresentam maior resistência mecânica. Seus comprimentos variam de 30 mm a 60 mm e os diâmetros de 0,55 mm a 0,90 mm. A resistência à tração da Dramix® é sempre superior a 1.000 MPa.

As fibras Dramix® têm ancoragem nas dobras das suas extremidades.

As fibras Dramix® têm ancoragem nas dobras das suas extremidades.

Sua função é reforçar o concreto, substituindo completamente a armadura tradicional em várias aplicações:

  • Pisos e pavimentos industriais;
  • Revestimentos de túneis com concreto projetado e em anéis segmentados;
  • Elementos pré-fabricados como tubos de concreto, refratários, placas, cofres etc.

Elas são comercializadas de duas formas: coladas, em forma de pentes, e soltas. A vantagem dos pentes, nas aplicações em que são mais indicados, é que eles permitem uma mistura rápida ao concreto e uma distribuição perfeitamente homogênea, sem formação de ‘bolas’ ou ‘ouriços’.

As fibras de aço Dramix® estão em conformidade com a norma ABNT: NBR 15530:07 – Fibras de aço para concreto.

Fibras Dramix® em pisos

As fibras podem ser utilizadas como armadura principal em todos os tipos de pisos e pavimentos apoiados sobre o solo, tais como:

  • Pisos industriais para todos os segmentos (áreas de produção, estocagem, docas etc.);
  • Pisos comerciais (shoppings, hipermercados, lojas etc.);
  • Radiers (casas e prédios);
  • Pisos de aeroportos;
  • Pavimentos rodoviários, portuários e aeroportuários;
  • Pisos para câmaras frias;
  • Pisos estaqueados, nos quais o solo praticamente não tem capacidade de suporte, porém esta é uma solução mista, em que a fibra atua em conjunto com uma armadura localizada (vergalhão).
  • Qualquer tipo de piso pode ter sua armadura feita com fibras de aço.

    Qualquer tipo de piso pode ter sua armadura feita com fibras de aço.

    Na aplicação, pode haver o afloramento das fibras. Isso está relacionado à elaboração do traço de concreto específico para pisos (granulometria contínua, teor adequado de argamassa e trabalhabilidade adequada). Outro item fundamental é o cuidado na aplicação do concreto ainda na fase de endurecimento. As fibras que afloram podem ser retiradas logo após o preenchimento com a argamassa do piso. Caso algumas fibras permaneçam na superfície, não haverá nenhum comprometimento estrutural, pois elas são armaduras descontínuas e não propagam a oxidação. Além disso, como têm diâmetro da ordem de décimos de mm, sua expansão por oxidação não deteriora a estrutura do concreto.

    Fibras em túneis

    O concreto projetado com Dramix® agiliza o processo executivo, garantindo segurança à obra, principalmente por melhorar as propriedades do concreto, como a de transformar a ruptura frágil em ruptura com ductilidade.

    O reforço de estruturas de concreto com fibras descontínuas e aleatoriamente distribuídas na matriz tem como papel principal controlar a propagação de fissuras no concreto, alterando o seu comportamento mecânico após a ruptura da matriz, melhorando consideravelmente a capacidade de absorção de energia do concreto, ou seja, sua tenacidade, transformando um material de característica frágil em dúctil. Isso ocorre porque as fibras criam pontes de transferência de tensão através das fissuras, preservando uma certa capacidade portante das seções.

  • Em túneis, as fibras de aço agilizam o processo executivo e garantem segurança à obra.

    Em túneis, as fibras de aço agilizam o processo executivo e garantem segurança à obra.

    Em Anéis Segmentados para Revestimento de Túneis, a substituição das armaduras convencionais por Dramix®, em túneis escavados TBM (Tunnel Boring Machine), agiliza o processo de fabricação, mantendo a capacidade de carga dos anéis e proporcionando maior durabilidade e resistência, tanto na produção, estocagem e transporte dos anéis como durante o processo executivo.

    Outras aplicações

    Nos tubos de concreto, as fibras de aço permitem aumento de produtividade com a redução de mão de obra e eliminam cortes e perdas de aço no processo de fabricação.

  • Tubos de concreto para condução de águas e esgoto podem ser produzidos com Dramix®.

    Tubos de concreto para condução de águas e esgoto podem ser produzidos com Dramix®.

    Em capas de compressão, as fibras de aço substituem as telas convencionais, conferindo às capas maior segurança no combate aos efeitos da retração.

    Propriedades do concreto que melhoram com a adição das fibras de aço Dramix®

    As principais propriedades melhoradas são:

    • Ganho de ductilidade;
    • Elevado controle de fissuração em toda a estrutura;
    • Aumento da resistência ao impacto;
    • Aumento da resistência à fadiga.
    • Estruturas com fibras de aço, como radiers, têm elevado controle de fissuração e maior resistência à fadiga.

      Estruturas com fibras de aço, como radiers, têm elevado controle de fissuração e maior resistência à fadiga.

      A incorporação das fibras de aço ao concreto não aumenta sua resistência à tração e à compressão. Em dosagens usuais (de 10 kg/m2 a 50 kg/m2), as fibras não alteram os resultados obtidos nos ensaios de resistência à compressão nem nos ensaios de resistência à tração obtidos pela flexão. A fibra aumenta a resistência pós-fissuração.

      A quantificação da ductilidade é medida pela tenacidade, que é obtida de ensaios de tração na flexão, com deformação controlada, em corpos de prova prismáticos. Nos diversos planos de ensaio realizados no Brasil, foram seguidos os procedimentos da norma japonesa JSCE – SF4 ou da norma americana ASTM C1018, a exemplo do que ocorre em outros países.

      Referências

      Catálogo Dramix

       

3 comentários de “O uso de fibras de aço no concreto

  1. Fernando Matos
    17 de outubro de 2016 às 22:54

    Muito interessante o texto sobre o uso das fibras Dramix. Tive a oportunidade de conhecer sua aplicação na fabricação de tubos de concreto para águas pluviais e fiquei muito interessado nesse produto, ainda pouco utilizado no mercado da construção civil brasileira. Gostaria de receber mais literatura técnica sobre o mesmo. ou indicação de outras fontes. Meu e-mail : fernandomatos954@yahoo.com.br – Fone: (21) 99629-6875
    Atenciosamente.
    Eng. Fernando Matos
    CONSULTOR

  2. Daivid samuek
    15 de fevereiro de 2018 às 21:13

    Gostaria de saber onde acho este produto para compra pois além de fazer o piso da minha empresa gostaria de comprar para fazer trabalhos do curso que estudo.

Deixe um comentário