Postes que absorvem impactos de colisão

A divisão de infraestrutura rodoviária da empresa belga Safety Product desenvolveu um produto revolucionário para a sinalização e iluminação de estradas e vias públicas, o ZIPpole.

Trata-se de um poste de aço flexível, passivo, que absorve o impacto de colisões sem causar ferimentos nos ocupantes dos veículos.

Em caso de colisão, a base do poste mantém-se em sua posição original enquanto sua estrutura deforma-se, reduzindo o impacto de modo controlado.

Assim, o veículo não tem sua trajetória interrompida de forma abrupta e em uma distância curta, e evita um impacto negativo nos corpos dos seus ocupantes. Numa colisão com um ZIPpole, enquanto o poste cede, a velocidade do veículo vai diminuindo gradualmente.

Resultado de teste realizado nas dependências da fabricante, Safety Products.

Resultado de teste realizado nas dependências da fabricante, Safety Products.

Veja no link algumas provas de colisão feitas pela Safety, na Bélgica http://www.zippole.com/index.php?q=node/83.

A tecnologia empregada

Durante o processo de fabricação, o aço é vergado e, em seguida, as partes são unidas por rebites, formando assim uma coluna resistente no sentido vertical, mas que, em caso de impacto, fica fragilizada no sentido horizontal. Quando ocorre um acidente, os rebites se rompem um a um, como um zíper (origem do nome do novo poste ‘zip’, zíper em inglês). A peça perde resistência e o aço verga-se no sentido do movimento do veículo.

Detalhe de poste ZIPpole, onde estão colocados dois rebites. No detalhe, tipo de rebite utilizado.

Detalhe de poste ZIPpole, onde estão colocados dois rebites. No detalhe, tipo de rebite utilizado.

Isso só se tornou possível graças à qualidade do aço utilizado, cuja espessura pôde ser reduzida em 50% em relação à dos postes convencionais, passando de 4 para 2 mm, com a manutenção da capacidade de carga e o aumento significativo da flexibilidade.

Engenheiros da ArcelorMittal foram fundamentais para identificar o aço ideal para o desenvolvimento do ZIPpole. No caso, foi indicado um dos aços da linha S420, de alta resistência e baixa liga.

Foi indicado ainda o uso do Magnelis® para proteção contra a corrosão.

O projeto do novo poste combina uma solução mais segura com as seguintes vantagens adicionais:

  • Redução do peso – diminuição de até 50% na espessura do aço (chegando a 2 mm), assim o peso final do poste também é reduzido em até 50%;
  • Redução de custos – menos aço e utilização de pré-pintura, em vez de pós-galvanização, contribuem para uma economia adicional de custos, e ainda diminui pela metade o peso dos produtos a serem transportados;
  • Redução do impacto ambiental – produção de menos aço para atender a demanda aliada à redução na utilização de transporte;
  • Produto mais ecológico – com o Magnelis®, a espessura do revestimento cai de 200 para 25 µm, e ele não contém chumbo nem níquel;
  • Maior resistência à corrosão – Magnelis® é mais aderente ao aço que a galvanização.
Poste ZIPpole utilizado em iluminação.

Poste ZIPpole utilizado em iluminação.

Proteção contra a corrosão

Magnelis® é um revestimento metálico composto por zinco (93,5%), alumínio (3,5%) e magnésio (3%), aplicado mediante processo contínuo de imersão a quente, capaz de aumentar em 10 vezes a proteção do aço, quando comparado com processos de galvanização.

Além disso, é um produto mais ecológico, pois reduz significativamente o escorrimento do zinco, e a garantia das suas propriedades é de 25 anos para este tipo de utilização.

Vantagens

O magnésio confere ao Magnelis® a capacidade de autorregeneração nas bordas cortadas, assim como maior resistência à corrosão em ambientes muito agressivos como, por exemplo, locais com a presença de cloretos e amoníaco.

Sua composição química, com elevado conteúdo de zinco, permite a aplicação de todos os processos de transformação convencionais utilizados com produtos padrão de aço galvanizado como dobras, embutimentos, uniões de encaixe, perfis, estampagem, soldagem etc.

Poste ZIPpole utilizado para sinalização.

Poste ZIPpole utilizado para sinalização.

Aplicações

Como resultado das vantagens assinaladas, os produtos Magnelis® podem ser utilizados em numerosas aplicações industriais, tais como:

  • Construção: perfis, elementos estruturais, fachadas, bandejas de cabos, elementos de aço expandido, moldes para elementos de concreto;
  • Obras engenharia civil: plataformas para estacionamentos, painéis para tapumes com isolamento acústico, paramentos de proteção contra granizo;
  • Setor agrícola e celeiro: armazenamento de grãos, estruturas para estufas;
  • Aplicações para estradas e ferrovias: equipamentos de proteção e segurança.

 

Crédito das fotografias: Galeria de imagens do site zippople.com.

 

Deixe um comentário