Emendas mecânicas auxiliam restauração do cartão-postal de Florianópolis

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A ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis (SC), será reaberta ao público no ano que vem com a participação da ArcelorMittal. A Hercílio Luz foi inaugurada em 1926, com o objetivo de ligar a parte da cidade de Florianópolis, que fica na Ilha de Santa Catarina, com sua porção continental.

Ainda hoje, ela é maior ponte pênsil do país, com um total de 821 m de comprimento e vão central pênsil de 339,471 m de extensão. Sua estrutura de aço pesa cerca de cinco mil toneladas e suas duas torres principais têm 74,21 m de altura.

O projeto é de dois engenheiros norte-americanos e todo o material empregado na sua construção veio dos Estados Unidos.

Em dezembro de 1981, perícia realizada pelo Instituto Paulista de Tecnologia constatou que as barras de olhal estavam deterioradas, o que comprometia a segurança dos transeuntes. Em janeiro de 1982, a Hercílio Luz foi interditada ao tráfego de veículos pela primeira vez.

As obras de restauração

As obras de restauração da Hercílio Luz demoraram a ser iniciadas. O término da primeira etapa deu-se no início deste ano, com a suspensão de 10 cm no seu vão central. A conclusão das obras está prevista para 2018.

A solução de emendas mecânicas

Estamos fornecendo 1.200 toneladas de aço cortado e dobrado para a restauração das fundações da ponte. A novidade é a utilização de Emendas Mecânicas para unir as barras empregadas nos blocos de fundações da obra de arte. Elas substituem a solução por traspasse, quando duas barras são sobrepostas e unidas por meio de processo de solda ou de amarração com arame recozido.

As pontas do vergalhão passam por processo de usinagem em que são retiradas suas nervuras e criadas linhas de rosca.

Exemplo de vergalhão já com a rosca pronta.

Exemplo de vergalhão já com a rosca pronta.

As luvas são rosqueadas e fazem a conexão entre as barras, sem necessidade do traspasse, gerando redução no consumo de aço. “Nesse projeto específico serão economizadas 30 toneladas de vergalhão, o que proporciona a criação de vínculos com o cliente”, explica o Engenheiro de Desenvolvimento e Aplicação – Construção Civil e coordenador do projeto de Emendas Mecânicas, Rodrigo Montezuma.

A ArcelorMittal fornece a estrutura já armada e com as emendas (luvas) prontas para encaixe e rosqueamento, sem necessidade de serviço extra na obra. Esse diferencial em relação à concorrência imprime agilidade na execução, com controle de qualidade superior.

Fornecemos a estrutura da solução de Emenda Mecânica já pronta, sem necessidade de serviço extra na obra.

Fornecemos a estrutura da solução de Emenda Mecânica já pronta, sem necessidade de serviço extra na obra.

“Conseguimos entregar elementos armados para aplicação em paredes diafragma, estacas, blocos, pilares, vigas entre outros, em obras de todos os tipos, proporcionando a oferta de soluções de engenharia aos nossos clientes”, completa Montezuma.

Conduzido pela área de desenvolvimento de produtos e mercado – construção civil, o projeto-piloto é desenvolvido no Sul para atender a obra da ponte, em parceria com o credenciado Belgo Pronto Dobracor e a fornecedora, que cedeu o equipamento de beneficiamento do vergalhão e comercializa as luvas.

“Já estamos prospectando novos projetos, principalmente na região de Balneário Camboriú, que têm potencial de utilização das Emendas”, comenta a Engenheira de Desenvolvimento e Aplicação – Construção Civil, Margarete Lizardo. O projeto já tem sua ampliação planejada para as regiões Sudeste e Nordeste.

 

Referências:

Longos ArcelorMittal

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Herc%C3%ADlio_Luz

 

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