Solução limpa e econômica para ampliar uma casa.

Em meio às obras de sua nova casa, o belga Patrick Tavernier, que também é empregado da ArcelorMittal, decidiu ampliar a construção iniciada. Suas ideias iniciais de projeto estavam focadas nas tradicionais casas de tijolos.

O projeto inicial da construção previa apenas uma obra convencional, com tijolos.

O projeto inicial da construção previa apenas uma obra convencional, com tijolos.

Entretanto, assim que terminou a inspeção feita no local da ampliação, Patrick teve uma surpresa: o subsolo era instável e haveria um aumento inesperado de custo para um projeto utilizando tijolos.

Patrick Tavernier quis ampliar o projeto inicial da sua casa, conforme mostra a ilustração.

Patrick Tavernier quis ampliar o projeto inicial da sua casa, conforme mostra a ilustração.

“Um projeto com tijolos teria exigido o uso de estacas-prancha antes que a construção pudesse ser iniciada”, explica Patrick. “Isso era significativamente mais caro do que o nosso orçamento permitia”.

Então, Patrick e o arquiteto responsável pelo projeto buscaram uma solução inovadora e sustentável. “Eu estava buscando diversas opções e encontrei uma construção com estrutura de aço. Pareceu-me ser a escolha ideal”, afirma Patrick.

Extensão em obra: (da esquerda para a direita) os proprietários Patrick Tavernier e Myra Goossens; Hélène de Troostembergh (da beSteel); Christiaan D'herde (da 5³ Architecten), e Sigy Waterschoot (da Matthijssens)

Extensão em obra: (da esquerda para a direita) os proprietários Patrick Tavernier e Myra Goossens; Hélène de Troostembergh (da beSteel); Christiaan D’herde (da 5³ Architecten), e Sigy Waterschoot (da Matthijssens)

Leve e autossutentável

Para o arquiteto encarregado pelo projeto, Christiaan D´herde: “A estrutura de aço laminado a frio é leve e autossustentável. Isso nos permitiu eliminar os pontos de carga e simplificar as fundações de maneira significativa. A estrutura de aço também reduziria o custo e teve uma reação bastante positiva do nosso engenheiro”.

A estrela da estrutura de aço foi o Magnelis®, revestimento exclusivo à base de zinco, magnésio e alumínio. Produto de primeira linha da nossa gama de produtos. A estrutura de aço foi feita por uma empresa local, a beSteel.

A estrutura de aço da extensão foi concluída em apenas dois dias.

A estrutura de aço da extensão foi concluída em apenas dois dias.

“Essa é a solução mais leve no mercado de construção. A relação de força e peso é extremamente alta”, explica Hélène de Troostembergh, gerente de vendas e marketing da beSteel.

Resistência à corrosão aumenta a durabilidade

Uma das vantagens do Magnelis® é sua resistência à corrosão. “Conseguimos oferecer aos nossos clientes uma garantia maior contra ferrugem. A estrutura de aço também pode suportar uma série de problemas naturais, como cupins e umidade. Isso aumenta a vida útil da edificação em relação à madeira ou estruturas de pedra”, observa Hélène.

Além disso, o Magnelis® tem capacidade autorregenerativa nos cortes das bordas e nas perfurações que são feitas nas vigas.

Outra vantagem é em relação ao meio ambiente, como acrescenta Christiaan: “A espessura da parede dos perfis nos permite aumentar facilmente o isolamento, garantindo excelentes resultados em termos de energia. O aço é muito durável e 100% reciclável”.

A solução de estrutura de aço leve é adequada para estruturas com até oito andares de altura.

A solução de estrutura de aço leve é adequada para estruturas com até oito andares de altura.

Construir com facilidade

Antes de produzir a estrutura da extensão, a beSteel fez um desenho em 3D da casa. “Observamos onde era necessário haver furos para serviços como encanamento e parte elétrica e os inserimos nos perfis personalizados. Uma vez prontos, os perfis foram embalados e enviados ao local da obra”, explica Hélène.

Sigy Waterschoot, gerente de projeto da construtora Matthijssens, responsável pela execução da obra, compara a construção com a estrutura de perfis personalizados com a de um kit do brinquedo Meccano®: “Cada parte é numerada para podermos saber exatamente como os perfis e painéis externos devem ser parafusados juntos. Uma vez montada a estrutura, instalamos o isolamento acústico no seu interior e isolamento térmico na parte externa. Em seguida, revestimos as paredes com uma camada de gesso e fizemos o acabamento. O resultado é uma casa com acabamento tradicional e muitas vantagens”.

Depois de montada a estrutura, foram feitas as instalações dos isolamentos térmico e acústico.

Depois de montada a estrutura, foram feitas as instalações dos isolamentos térmico e acústico.

Construção rápida, custos menores

Patrick, proprietário da casa e protagonista dessa história, não conseguiu esconder sua felicidade com o resultado obtido: “A estrutura foi entregue e, dois dias depois, a parte da construção usando aço estava pronta. Nossos custos fixos foram muito menores e economizamos com pedreiros e gruas. Eu agora sou fã e recomendo a estrutura de aço para qualquer pessoa que esteja planejando construir uma casa”.

Sete motivos para escolher a estrutura de aço revestida com Magnelis®

  1. Menor necessidade de preparação no local, economizando tempo e dinheiro.
  2. Velocidade de construção.
  3. Custos fixos e variáveis mais baixos.
  4. Durabilidade da solução Magnelis®.
  5. Excepcional resistência à corrosão.
  6. Relação força x peso extremamente alta.
  7. Sustentabilidade do aço.

Referências:

http://europe.arcelormittal.com/newsandmedia/europenews/Taverniershouse

Deixe um comentário