Um navio viking em Minnesota

Para fazer as vigas de suporte do telhado fixo da nova arena multiuso da equipe de futebol americano do Minnesota Vikings, em Minneapolis (EUA), foi necessária a utilização de aço de alta resistência e baixa liga.

Detalhe da construção da estrutura de aço da parte da frente da nova arena.

Detalhe da construção da estrutura de aço da parte da frente da nova arena.

A construção desta nova arena começou em dezembro de 2013, paralelamente à demolição do antigo estádio Metrodome. Sua inauguração está prevista para julho deste ano, no início da Liga Nacional de Futebol Americano de 2016, e será a nova casa do Minnesota Vikings.

Um navio viking

O projeto arquitetônico se destaca pelo seu design elegante e geométrico, que presta uma homenagem aos famosos navios vikings.

Detalhe da parte da frente da nova arena, já quase totalmente envidraçada, que sugere a proa de um navio.

Detalhe da parte da frente da nova arena, já quase totalmente envidraçada, que sugere a proa de um navio.

O telhado, feito de etileno-tetrafluoretileno (ETFE), é assimétrico, angular. Como este material é translúcido, ele permite a entrada de luz natural, bem como proteção contra chuva, vento, neve e sol. É o maior telhado deste tipo nos Estados Unidos. Ele é leve, tem alta resistência e longa durabilidade, e requer pouca manutenção.

Imagem aérea do telhado. A área translúcida à esquerda.

Imagem aérea do telhado. A área translúcida à esquerda.

Foram necessárias 3.000 toneladas de vigas de aço para suportar a carga da estrutura do telhado. As vigas foram produzidas na nossa unidade de Differdange, em Luxemburgo, com o aço de alta resistência termomecânica A 913 grau 65 (S460).

Imagem da área interna, com detalhe das vigas de aço que suportam a cobertura.

Imagem da área interna, com detalhe das vigas de aço que suportam a cobertura.

As maiores portas pivotantes de vidro do mundo

Além do telhado de ETFE, a arena conta, na sua área de acesso com 5 portas pivotantes de vidro, as maiores do mundo. A parede, totalmente envidraçada, consumiu cerca de 18.500 m2 de vidro. Elas dão a sensação de se estar ao ar livre dentro do estádio. O ambiente interno tem clima controlado e a parede permite uma vista panorâmica do centro de Minneapolis e das praças que circundam a arena.

Imagem externa mostra as 5 portas pivotantes de vidro, com a área central de Minneapolis refletida no vidro das portas.

Imagem externa mostra as 5 portas pivotantes de vidro, com a área central de Minneapolis refletida no vidro das portas.

A capacidade da arena é para 65.000 espectadores. Em eventos especiais, como o Super Bowl, ela pode ser expandida para 73.000 lugares. Os sete níveis do estádio, incluindo dois saguões gerais de entrada com circulação de 360 graus e várias vistas dentro da arena são ligados por meio de escadas rolantes, elevadores, escadas e uma rampa contínua.

Dois grandes monitores de vídeo HD de alta qualidade serão instalados nos lados leste e oeste da arena, e cerca de 2.400 televisores HD de tela plana serão distribuídos por todo o espaço. A arena foi projetada para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência e terá também um Salão Vikings of Legends, assim como uma loja com diversos produtos com marca da equipe.

Finalização da área interna da nova arena.

Finalização da área interna da nova arena.

Aços termomecânicos de alta resistência S460 (ASTM A913 Grau 65)

O aço S460 para seções estruturais apresenta muitas vantagens nas construções com vários andares, graças à sua ótima relação de custo e eficiência. Quanto maior a resistência do material menor o tamanho das seções estruturais, especialmente quando utilizadas como colunas, permitindo construções mais leves com estruturas seguras.

Formas estruturais S460 também são produzidas por laminação termomecânica (S460M ou S460ML de acordo com as normas europeias), processo que afeta a composição química do material, reduzindo seu teor de liga. Este processo traduz-se numa maior capacidade de soldagem do material. Geralmente, as seções não precisam de preaquecimento, permitindo ainda mais economia de custo e tempo. A vantagem adicional é o uso de menos material de soldagem, já que os cortes a serem soldados em S460 podem ser, nas mesmas condições, mais finos do que os perfis de aço tradicionais.

Conforme a aplicação, a redução de peso com a utilização do S460 (65 Ksi), em comparação com o S355 (50 Ksi) situa-se, geralmente, entre 10% e 30%. Para colunas, a economia de peso é, em média, de 15%. Para treliças é, em geral, maior que 20%, chegando a 35%. As formas S460 são utilizadas predominantemente como colunas em estruturas de vários andares, como vigas curtas e médias para pontes e como vigas diagonais em treliças.

Fotografias: ©Minnesota Sports Facilities Authority.

Fontes

http://www.constructalia.com/english/news_and_articles/news/arcelormittal_steel_for_new_minnesota_stadium#.VvGn0OIrLcc

http://www.vikings.com/

 

 

 

Deixe um comentário