Uma rotatória estaiada para ciclistas

A Holanda é um país plano e onde, tradicionalmente, boa parte da população usa a bicicleta como meio de transporte urbano e até mesmo para percorrer trechos mais longos, em estradas.

É natural que uma solução inovadora para o tráfego seguro de ciclistas, e que também atende pedestres, fosse encontrada naquele país.

Na interseção das vias Heerbaan e Meerenakkerweg, que dão acesso às cidades de Eindhoven e Veldhoven, foi construída uma ponte elevada, que permite a travessia segura das vias, que tem tráfego intenso.

Vista aérea da ponte suspensa, que se conecta às ciclovias que margeiam as vias para veículos automotores.

Vista aérea da ponte suspensa, que se conecta às ciclovias que margeiam as vias para veículos automotores.

Hovenring é uma ponte circular estaiada, que tem um pilar monumental como suporte central, pairando como um disco voador sobre a interseção das vias. Nós fornecemos o aço para a construção desta ponte.

Vista a partir das vias de veículos automotores, Hovenring assemelha-se a um disco voador.

Vista a partir das vias de veículos automotores, Hovenring assemelha-se a um disco voador.

Devido ao desenvolvimento de um projeto de armazéns nas proximidades, o que antes era uma passagem de nível precisava ser modificada. Foram pensadas uma passagem subterrânea ou uma passagem rotatória de nível, mas o Conselho Municipal de Eindhoven não concordou com as opções apresentadas.

Então, a empresa de engenharia ipv Delft propôs uma ponte estaiada circular para garantir a travessia segura para os ciclistas, sem interferir no tráfego de veículos automotores das vias.

A integração espacial foi um dos principais desafios do projeto. As infraestruturas existentes e os edifícios vizinhos definiram os limites dos tipos de pistas a serem construídos, que levaram à rotatória suspensa.

O projeto consiste em um tabuleiro circular com um pilar monumental no centro. Este conceito apresenta uma série de desafios técnicos, tanto no processo de concepção como na construção. Um dos desafios foi a forma de conectar as estais ao pilar, já que o modelo padrão não era viável para este projeto.

Vista das estais conectadas ao pilar central da Hovenring.

Vista das estais conectadas ao pilar central da Hovenring.

Uma solução especial foi desenvolvida para resolver este problema. O mesmo se aplica aos suportes em forma de M, colocados perto na junção da ponte com as rampas de acesso, que têm uma inclinação bem confortável tanto para pedestres quanto para ciclistas.

Suportes em M ajudam a sustentar a ponte em cada um dos seus quatro acessos.

Suportes em M ajudam a sustentar a ponte em cada um dos seus quatro acessos.

A estrutura da Hovenring

A ponte é composta por um pilar com 70 m de altura, 24 estais de aço e um tabuleiro circular, e foi construída com cerca de 1.000 toneladas de aço. As estais estão presas na parte interna do tabuleiro da ponte, à direita, onde o tabuleiro se conecta à estrutura circular, coberto por concreto armado, o que impede a ocorrência de torção nos seus 72 metros de diâmetro.

Para garantir a estabilidade, o concreto foi adicionado em seções do tabuleiro da ponte e, assim como os suportes em forma de M próximos aos acessos, desempenha um papel crucial no conceito estrutural.

Logo após o pilar ser conectado ao tabuleiro, as estais começaram a vibrar visivelmente. Essas vibrações, causadas pelo vento, são quase impossíveis de se prever. Após uma extensa pesquisa, especialistas estruturais indicaram dois tipos de amortecedores (alta frequência e baixa frequência), que foram anexados aos cabos, resolvendo os problemas de vibração.

A pista concretada e, na parte inferior da foto, detalhe de amortecedor utilizado para resolver os problemas de vibração das estais.

A pista concretada e, na parte inferior da foto, detalhe de amortecedor utilizado para resolver os problemas de vibração das estais.

Iluminação icônica

A aparência da Hovenring é espetacular também à noite. O pilar iluminado e o sistema de iluminação LED funcional integrado no corrimão se converte em um anel de luz, garantindo o reconhecimento facial dos usuários da ponte. O cruzamento por baixo da ponte é iluminado por luzes ligadas a uma estrutura por cabo entre o pilar, o tabuleiro da ponte e a superfície interior da interseção circular.

Paisagem noturna da Hovenring e seus arredores.

Paisagem noturna da Hovenring e seus arredores.

Nosso aço

Fornecemos 100% do aço utilizado para esta construção inovadora. As chapas de aço, principalmente do tipo de aço S355, foram produzidas na nossa fábrica de Gijón, Espanha.

Ficha técnica

Projeto de engenharia – ipv Delft

Cliente – Conselho Municipal de Eindhoven

Construção – Victor Byuck Steel Construction

Crédito imagens

©ipv Delft: Henk Snaterse & Helibeeld.nl

Fontes

http://www.constructalia.com/english/case_studies/netherlands/hovenring#.Vz3IWfkrLcc

 

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