Um dos materiais mais usados na construção civil é o aço. Isso acontece devido, principalmente, à sua durabilidade e à sua resistência. Dessa forma, ele é empregado, principalmente, nas estruturas. O desenvolvimento industrial permitiu o aparecimento de diferentes tipos soluções e, entre elas, o aço estrutural se destaca.
Leia nosso post e saiba mais sobre ele. Conheça os tipos e as principais características desse elemento tão importante para quem atua na construção civil!
O que é aço estrutural?
O aço estrutural é um material destinado a estruturas estáticas ou móveis, como edifícios, pontes, galpões, passarelas e plataformas. Isso, em concreto armado ou em estruturas de aço.
É usado, ainda, em veículos, como caminhões, carros e navios. Nesse caso, o material aparece em trilhos, engrenagens, molas, componentes agrícolas, e assim por diante. Também pode ser usado em ferramentas.
As principais características dele são:
- homogeneidade material, que permite previsibilidade em relação ao comportamento estrutural (tensões, deformações, rupturas);
- tensão elevada de escoamento e tenacidade;
- boa soldabilidade;
- suscetibilidade de corte por chama sem risco de endurecimento;
- boa trabalhabilidade em atividades como corte e dobra de aço, bem como na furação.
As diferenças básicas entre o estrutural e os demais tipos de aço são, justamente, as qualificações mecânicas e de trabalhabilidade: soldabilidade, corte, dobramento e furação.
Quais são os tipos de aço estrutural?
O aço estrutural pode ser confeccionado na forma de vergalhões. É o caso do vergalhão de alta resistência CA-50 SAR, cuja tensão de escoamento é de 900 MPa (Mega Pascal).
Tipos de aço quanto ao uso
Quanto ao uso, os aços podem ser:
- tubos;
- tubos seção circular;
- formas estruturais laminadas a quente;
- placas e chapas grossas;
- chapas;
- barras e vergalhões.
Por causa de sua recorrência nas obras, vamos mostrar alguns tipos de vergalhões. Veja como eles se dividem.
Aço CA-25
Esse vergalhão tem superfície lisa em barras retas. É muito usado na construção de pavimentos e de pisos, como barras que transferem o peso. Sua resistência mínima à deformação é de 250 MPa.
Aço CA-50
Apresenta a superfície nervurada e é o mais comum nas obras de concreto armado. Seu grau de deformação é elevado, e suporta muita carga concentrada. Essas características conferem segurança à estrutura.
Certos fabricantes oferecem sua linha de bitolas com um “S” gravado na barra, representando que ela é soldável. Seu limite mínimo de escoamento é de 500 MPa.
Aço CA-60
É um tipo de vergalhão com superfície nervurada, que oferece muita resistência e ótima aderência, prevenindo assim que o concreto sofra fissuras. Sua soldabilidade também é elevada, como a do CA-50.
É um tipo de vergalhão muito usado nas estruturas pré-fabricadas, ao lado do CA-50. A resistência é de 600 MPa.
Outros tipos de aço estrutural
O aço estrutural segue a mesma classificação dos outros tipos. Assim, em relação aos três grandes grupos, temos:
- aço carbono de média resistência, cujo limite de escoamento mínimo é de 195 a 259 MPa (exemplo: aço A36);
- aço de alta resistência e baixa liga, cujo limite de escoamento mínimo fica entre 290 a 345 MPa (exemplo: aços A572 e A242);
- aço ligado com tratamento térmico, cujo limite de escoamento mínimo é de 630 a 700 MPa (exemplo: A709).
Em relação às normas técnicas, temos os aços:
- ASTM (American Society for Testing and Materials, dos Estados Unidos);
- NBR (Associação Brasileira de Normas Técnicas, do Brasil);
- BS (British Standard, do Reino Unido);
- DIN (normas alemãs);
- NF (normas francesas) e outros.
Quanto à composição, existem:
Aço carbono
Material formado por liga de ferro com teor de carbono inferior a 2,11%. Há, geralmente, elementos residuais, como manganês, silício ou fósforo. Há os aços de alto carbono, médio carbono, baixo carbono, carbono extra baixo, carbono ultrabaixo.
Aço liga
Nesse caso, existem outros elementos em proporções relevantes. Eles podem modificar propriedades químicas ou mecânicas do material.
Esses elementos são níquel, manganês, molibdênio, cromo, tungstênio, vanádio e silício. Existem os aços de baixa liga, média liga, alta liga, baixa liga de alta resistência, temperados e revenidos.
Por que utilizar aço estrutural na obra?
Sua aplicação é vasta no mercado de construção civil e nas indústrias. O aço é aplicado, de forma direta, no nosso dia a dia, usado por pessoas comuns na construção de suas casas e por empresas de construção, desde as pequenas até as grandes.
O aço estrutural marca sua presença nas edificações, nas coberturas de imóveis, nos galpões, nos postos de gasolina e nas pontes. É um material de ampla demanda quando se trata de infraestrutura.
A principal vantagem em aplicá-lo é que ele permite a previsibilidade das qualificações mecânicas e estruturais, a partir das quais é possível desenvolver construções seguras e econômicas.
Além desse motivo, o uso do aço estrutural é recomendado devido a sua leveza, à economia, à aplicação relativamente simples por profissionais da área e à alta durabilidade, quando aplicado corretamente.
Economia de tempo e dinheiro
Em comparação com o concreto, ele consome 40% menos tempo na construção de uma estrutura. Em geral, a construção das peças leva 20 dias e o processo de montagem leva 15 dias.
Quanto aos gastos com mão de obra e materiais, também há economia. O manuseio do aço estrutural não é difícil, o que dispensa a presença de muitos profissionais e diminui os desperdícios de materiais em até 25%.
Flexibilidade
Em ampliações ou reformas, as peças são facilmente ajustadas. Isso torna mais fácil a instalação de cabos e tubos.
Precisão
O uso desse material segue especificações cada vez mais rígidas. Dessa forma, os resultados sempre tendem a melhorar, com nivelamento excelente e alocação precisa de elevadores e esquadrias.
Maior área útil
Pilares e vigas com aço permitem uma área útil maior que as vigas e pilares de concreto, as quais oferecem uma conformação mais robusta, que ocupa mais espaço.
Sustentabilidade
A aplicação do aço estrutural ajuda na proteção do meio ambiente, já que reduz a necessidade de madeira. Além disso, ele é exemplo evidente de material de economia circular, pois pode ser reciclado, e suas peças podem ser desmontadas e realocadas para outros lugares, com finalidades diferentes.
A ArcelorMittal oferece muitas opções de aço estrutural destinado a concreto armado, construção metálica e indústria. A empresa oferece vergalhões, fibras de aço, telas, cantoneiras e diversas soluções que contribuem para a industrialização e a produtividade do negócio do cliente.
O que pensa sobre essa importante matéria-prima da construção civil? Precisa de aço de boa qualidade? Aproveite! Entre em contato conosco e conheça melhor as soluções que oferecemos.