É preciso pavimentar o caminho para uma sociedade sustentável. E toda a sociedade tem uma parcela de contribuição a dar para se atingir esse objetivo: do consumidor final à indústria.
Hábitos de consumo e descarte indevido de material estão entre os principais vilões para a obtenção de um mundo sustentável. O atual nível de exploração de recursos naturais não pode ser mantido, assim como é preciso redimensionar e reorganizar aterros, que abrigam tanto o lixo orgânico quanto recicláveis.
O aço é a base da nossa civilização. Além de estar presente em vários produtos que utilizamos no dia a dia, é a partir de máquinas e equipamentos feitos com aço que se produz quase tudo que é consumido.
E a ArcelorMittal tem contribuído consideravelmente nesse aspecto. Hoje, cerca de 30% da nossa produção de aço é resultado de sucata metálica.
Além disso, o aço é um produto que pode ser reciclado indefinidamente, sem perder suas propriedades.
Origem da sucata utilizada na ArcelorMittal
A sucata utilizada no nosso processo produtivo tem a seguinte origem:
- Sucata interna: gerada dentro da própria usina siderúrgica.
- Sucata industrial: gerada em metalúrgicas, fundições e plantas industriais (principalmente a automobilística).
- Sucata de obsolescência: captada depois do consumo, provêm da coleta de qualquer material metálico colocado em desuso que esteja em condições de ser reciclado. A sucata de obsolescência é obtida com a cata em veículos automotivos, embalagens (latas de aço), máquinas, eletrodomésticos etc.
Por isso, é muito importante que o consumidor final participe cada vez mais ativamente da separação correta de todo o material reciclável e o envie para os locais onde serão selecionados e separados corretamente.
Aqui no Brasil, infelizmente, ainda é muito comum as pessoas descartarem latas, garrafas de vidro e de plástico, grandes eletrodomésticos, como geladeiras e máquinas de lavar e até carros são abandonados nas ruas ou mesmo descartados na natureza.
Em geral, as pessoas que fazem isso não tem consciência e precisam ser esclarecidas sobre o mal que causam à natureza e a si mesmas. Inclusive, precisam saber que a sucata é uma riqueza e pode ser comercializada.
Hoje, muita gente vive desse comércio. Milhares de empresas e cooperativas trabalham exclusivamente na cata, seleção e comercialização de sucata. Mas isso ainda pode ser muito ampliado, se considerarmos a dimensão do país e o desperdício que ainda ocorre.
A contribuição da ArcelorMittal
Além da reciclagem na produção, desenvolvemos processos que diminuem o impacto ambiental e à biodiversidade no entorno de nossas unidades, modernizando nossas instalações, recirculando quase a totalidade da água utilizada e reciclando os resíduos da nossa produção.
O uso eficiente da energia e o investimento em novas tecnologias também fazem parte do nosso esforço para alcançar um mundo sustentável.
Isso nos levou a ser a primeira siderúrgica do país a conquistar a certificação ambiental da Associação Brasileira de Normas Técnicas, com o Rótulo Ecológico ABNT nas unidades de Juiz de Fora, Piracicaba, Cariacica, Itaúna, Sabará e São Paulo.
Pontos de coleta de sucata metálica
Mantemos ainda pontos de coleta de sucata metálica em várias partes do país:
Bahia
Candeias – telefone (71) 3602 0714
Ceará
Fortaleza/Maracanaú – telefone (85) 3499 7022
Mato Grosso do Sul
Três Lagoas – telefones (14) 4009 0156 / 4009 0158
Minas Gerais
Contagem, João Monlevade e Juiz de Fora – telefone (31) 2126 1152
Paraná
Curitiba/São José dos Pinhais – telefone (41) 98703 0306
Pernambuco
Recife/Jaboatão dos Guararapes – telefone (81) 3518 6438
Rio de Janeiro
Barra Mansa e Resende – telefone (27) 3348 1395
São Paulo
Bauru – telefones (19) 4009-0156 / 4009 0158
Guarulhos – telefone (11) 2101 3305
Iracemápolis e Piracicaba – telefone (19) 3302 3272
2 thoughts on “Aço: material reciclável por excelência”