As empresas precisam pensar cada vez mais no desenvolvimento dos seus colaboradores, não é mesmo? Mais do que isso, é necessário investir também na construção de uma sociedade mais diversa, sustentável e rica culturalmente. Um exemplo disso é o total de investimentos da ArcelorMittal em cultura no Brasil.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, convidamos Pedro Melo, publicitário com especialização em Gestão Cultural que atua como analista de Investimento Social e faz parte da Fundação ArcelorMittal, para apresentar um pouco mais sobre os projetos da empresa e explicar os benefícios dessas práticas.
Continue a leitura para saber mais!
Por que a ArcelorMittal acredita na cultura?
Quais são os motivos para a forte atuação e investimento da ArcelorMittal na cultura? Para Pedro, é um processo fundamental para uma transformação social mais ampla. O exemplo mais eficiente disso é a Fundação ArcelorMittal, que já tem mais de 33 anos de atuação. Sua proposta é simples: contribuir para a inclusão e a formação de cidadãos para um mundo melhor.
Juntamente da Educação e do Esporte, a cultura é um dos eixos de atuação escolhidos a partir do planejamento estratégico da Fundação ArcelorMittal, que é a responsável pelas ações de investimento social das empresas do grupo.
“O direito à cultura faz parte da nossa Constituição, e a cultura é um dos principais eixos da nossa civilização. Por meio do acesso à arte, as comunidades vizinhas das unidades da ArcelorMittal se expressam, criam laços e se desenvolvem”, diz o analista.
Como funcionam os investimentos da ArcelorMittal na cultura?
A ideia é excelente, mas quais são os caminhos que permitem a atuação da ArcelorMittal na cultura? Em resumo, os investimentos são feitos a partir das leis municipais, estaduais e federais de incentivo à cultura, e estão fundamentados na Política do Investimento Cultural criada pelo Comitê de Cultura e Esporte da ArcelorMittal.
Além disso, Pedro destaca o Portal de Projetos da empresa, uma plataforma que facilita esse contato. Trata-se de uma ferramenta que auxilia no cadastro e na análise das propostas.
“Em resumo, as diretrizes da política são a ampliação do acesso das comunidades a bens e serviços culturais, a promoção da formação profissional de artistas, gestores e técnicos do segmento cultural e a formação de públicos e plateias por meio da oferta de bens culturais qualificados e identificados com as comunidades”, explica o analista. Além disso, são incluídos projetos culturais que estimulem o protagonismo e o comportamento empreendedor, e que estejam em consonância com os desafios da ArcelorMittal junto às comunidades.
Pedro ressalta outro ponto importante, que é o programa ArcelorMittal Forma e Transforma. São várias iniciativas com foco na formação de empreendedores, artistas e gestores culturais, além de promover o desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.
“Os projetos são realizados por meio das leis de incentivo à cultura, oferecendo ações formativas e prêmios para artistas e grupos culturais que representam manifestações populares que contribuem para o fortalecimento da identidade local e para a preservação do patrimônio cultural“.
Pedro ainda lembra de outro projeto, o Fábrica de Grafitti, que é realizado em parceria com a Pomme Atelier. Além de valorizar a arte local, abre espaço e novas oportunidades para os artistas. “O fato de mais de 50% das vagas serem reservadas para artistas mulheres, por exemplo, também abre mais espaço para a arte feminina no mercado de trabalho, que é tão desigual entre os gêneros, além de democratizar e estimular o mercado do graffiti, conclui.
Vamos conversar sobre os patrocínios da ArcelorMittal?
O papel da ArcelorMittal na cultura também tem relação direta com os patrocínios feitos pela marca. Um trabalho que foca, especialmente, a democratização do acesso às artes e o treinamento e capacitação de artistas. Dois programas se destacam entre as parcerias da empresa: o Diversão em Cena e o Forma e Transforma.
Segundo Pedro, os projetos têm impacto na sociedade brasileira como um todo. O Diversão em Cena é considerado o maior programa nacional de formação para teatro infantil do Brasil. Leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país.
“Esse ano, estamos completando 12 anos de realização do projeto. A iniciativa já promoveu mais de 1.400 espetáculos, para um público de mais de 770 mil pessoas.” O sucesso é tão grande que a ideia é expandir ainda mais o impacto do projeto.
Por isso, o programa deve chegar em mais de 40 municípios por todo o Brasil ao longo de 2022. Além disso, o analista destaca o Forma e Transforma, que tem gerado um impacto cultural enorme em várias cidades.
O programa é voltado para a promoção de iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais. “Também somos parceiros de importantes iniciativas culturais no Brasil, como o Museu do Amanhã (RJ), Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (MG), Grupo Corpo (MG) e o Palácio das Artes (MG)”, lembra.
Além dos projetos da ArcelorMittal na cultura, outras frentes são desenvolvidas pela empresa. Um exemplo disso é o projeto STEAM Girls, com a ideia de focar o fortalecimento da inclusão e diversidade nas áreas de tecnologia e inovação.
Para Pedro, é uma forma de valorizar ainda mais a participação das mulheres em áreas fundamentais para o melhor desenvolvimento da sociedade: ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. O projeto passará por nove cidades e visa a despertar meninas a compreenderem como as áreas STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) podem ser uma opção de carreira promissora para seu futuro.
Outro investimento da empresa está no projeto Bordando Memórias. De acordo com Pedro, será realizado em João Monlevade (MG), e pretende resgatar as histórias afetivas individuais e coletivas de mulheres dando luz às características locais de suas vidas.
Os investimentos da ArcelorMittal na cultura não são os únicos que buscam construir uma sociedade melhor e mais justa. Como mostramos acima, ainda são várias iniciativas por parte da empresa.
O que acha de conhecer mais sobre elas e como elas podem ser importantes? Entenda como promover diversidade e inclusão com inovação!