Entenda a importância das certificações de qualidade de fornecedores

6 minutos para ler

A partir do momento que você investe os seus recursos em um projeto, o objetivo é tirar o máximo dele, não é mesmo? Pensando nisso, é preciso assegurar que os seus fornecedores entreguem os melhores insumos também. Mas como ter a certeza de que isso está sendo cumprido? Entra aí o porquê de conhecer mais sobre as certificações de qualidade.

Imagine que você desenvolveu um projeto e precisa encontrar um fornecedor de aço para suprir a sua demanda. Duas propostas chegam, e uma delas tem um preço muito mais baixo do que o esperado em um produto inovador. Será que vale a pena fechar o negócio com esse parceiro logo de cara? Não, é preciso conhecer mais sobre ele e ter a certeza de que vai entregar o que está oferecendo, dentro dos parâmetros exigidos.

Especialmente na área da construção, essa é uma questão muito sensível, que proporciona segurança humana e também financeira. O que acha, então, de saber mais sobre a importância das certificações de qualidade, conhecer as principais delas e conferir dicas para descobrir o fornecedor ideal? Acompanhe!

Quais são as principais certificações?

Na prática, quais são as certificações às quais você deve ficar de olho? Confira as principais delas e certifique-se de que os seus parceiros estão atendendo às suas demandas!

ISO 9001

A ISO 9001 é uma das certificações mais conhecidas em todo o mundo. Tudo isso porque se trata de um sistema desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Normalização, em português).

Trata-se de uma entidade sediada na Suíça que tem a função de definir normas e regras para padronizar a qualidade de certas atividades. No caso dessa regulamentação, estamos falando das ações que a empresa toma em relação aos processos internos de uma companhia.

Esse é um certificado voltado para proporcionar maior agilidade no desenvolvimento de produtos e garantir que a produção seja eficiente e segura. Ou seja, não pode ser feito de qualquer maneira para obter melhores resultados. Uma companhia que tem a certificação da ISO 9001, portanto, utiliza sistemas eficientes para produzir de forma rigorosa e sustentável.

ISO 14001

Sustentabilidade, aliás, é um assunto cada vez mais relevante e, por isso, a certificação ISO 14001 também é muito importante. A proposta da regulamentação é fazer com que as empresas estabeleçam processos sustentáveis, mas não apenas visando a redução do impacto no meio ambiente. A ideia é ter uma visão mais global da atuação da companhia naquele ecossistema.

Uma empresa com esse certificado está atuando de forma a valorizar não apenas os resultados internos, mas também os impactos em seus stakeholders. Ao se adequar à ISO 14001, a organização consegue aproveitar uma série de benefícios, como a redução do uso de recursos, o aumento da produtividade e a redução de desperdícios ao longo dos processos operacionais.

ISO 45001

A ArcelorMittal possui um sistema robusto de gestão de saúde e segurança, reforçado por programas de gestão de riscos e de cultura de segurança. A certificação ISO 45001 é uma forma prática de demonstrar ao mercado o compromisso da empresa com a Saúde e Segurança, inclusive internacionalmente.

Por que considerar as certificações do fornecedor?

Mas por que é tão importante considerar as certificações de qualidade do seu fornecedor? Segundo Camila Coutinho, Analista de Suprimentos na ArcelorMittal, são dois fatores que realmente importam: o risco de capital e o risco humano.

“Como você vai construir uma casa para você morar sem ter a certeza de que a sua família vai estar protegida? Ou mesmo que os seus recursos investidos não vão ser desperdiçados? Em uma construção, você não pode usar qualquer insumo que não tenha o mínimo de qualidade. Isso impacta no ponto de vista das finanças, mas também no risco humano”, explica.

Camila ainda complementa reforçando a importância de ter a segurança de que testes foram feitos em uma estrutura rigorosa com o material adquirido.

De acordo com ela, “sem as certificações de qualidade, você não tem como saber se os produtos do fornecedor passaram por testes de resistência, suporte ou até mesmo se a composição química é a adequada. Apenas a partir desse reconhecimento que você consegue avaliar melhor a qualidade e a seriedade do seu parceiro.”

Como fazer essa análise durante a negociação?

Para ter a certeza de que os seus fornecedores são os mais indicados para suprir as demandas do seu projeto, é importante ir além das certificações de qualidade compulsória, ou seja, aquelas obrigatórias. Entender o que a empresa faz internamente também é fundamental, segundo Bruna Fabiana do Carmo, Analista de Qualidade na ArcelorMittal.

“Além das certificações de qualidade chanceladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que coletam amostras dos nossos produtos e fazem testes em laboratórios externos, trabalhamos com uma política de controle interno muito rigorosa, com os mesmos materiais passando por testes nos laboratórios próprios também, aumentando ainda mais a certeza de que os produtos são de qualidade”, detalha.

Bruna reforça que é interessante analisar outros esforços do fornecedor em relação, por exemplo, aos impactos causados na sociedade.

“A ArcelorMittal não foca apenas a qualidade técnica dos produtos. Sempre que alguém compra um material da nossa fábrica, ele tem a certeza de que foi feito com integridade, ética e responsabilidade social e corporativa. Tudo isso acontece pelo cuidado da empresa com os impactos no meio ambiente e uma cultura de melhoria contínua muito enraizada em todas as equipes.”

As certificações de qualidade são, portanto, essenciais para o sucesso dos seus projetos, especialmente em longo prazo. Dessa forma, é importante contar com os parceiros adequados para superar esses desafios e garantir que as suas construções ofereçam toda a segurança necessária.

0Shares
Posts relacionados

Deixe um comentário