Como a reciclagem te afeta?

3 minutos para ler

Você sabia que os processos de reciclagem são fundamentais na produção de Aços? Conheça mais sobre o propósito da nossa empresa.
Dia 17 de maio é o Dia Mundial da Reciclagem. A data foi instituída pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura) para estimular a reflexão sobre a necessidade de ampliarmos o reaproveitamento de itens que já foram inseridos no mercado, minimizando os impactos ambientais de novas produções e evitando a poluição de ecossistemas.
Mas o que significa, de fato, reciclar?
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010), a reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico. Ou seja, essas mudanças atribuem características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou (co)produto. No cotidiano, o vidro, o papel, as latas de alumínio, sucata metálica e o plástico são os materiais recicláveis mais comuns. No entanto, atualmente também é possível reciclar lâmpadas, pneus, eletroeletrônicos, óleo de cozinha, tecidos, diferentes tipos de metais e até mesmo o lixo orgânico, através das técnicas de compostagem. Além disso, poucas pessoas estão cientes de que o aço pode ser completamente reaproveitado e reciclado infinitamente sem perder suas características. Isso lhe traz um potencial importante na economia circular, reduzindo o uso de recursos naturais, ajudando a diminuir os gases de efeito estufa e também gerando oportunidades para milhares de trabalhadores que movimentam a reciclagem.

Nosso contexto:

Nosso contexto:
O analista de Meio Ambiente Wesley Cavalcante, explica que a reciclagem é fundamental para toda a nossa cadeia: “Nossa principal base de produção vem da reciclagem pois grande parte da matéria prima da nossa empresa é sucata metálica. Mas, para além disso, quando vamos para o âmbito de gestão ambiental, é importante pensar que não existe produção de aço sem geração de resíduos. E por isso, que temos trabalhado de forma tão robusta para conseguir eliminar os resíduos que ainda vão para o aterro, e para isso eles irão passar pela reciclagem.”.

De acordo com Wesley, atualmente a nossa empresa já tem cerca de 85% de reciclagem de todos os resíduos gerados, e isso traz inúmeros ganhos: para o meio ambiente, para a empresa e para o mercado. “Assim como hoje utilizamos a sucata em substituição do minério, seguimos estudando nossos resíduos gerados para saber de que outras formas e em que locais eles podem ser utilizados da melhor forma possível. Então, além de sermos uma recicladora gigante, ao beneficiarmos nossos resíduos diminuímos o que vai para os aterros e temos coprodutos que podem ser empregados em funções ainda mais nobres, servindo como matéria prima para outras empresas e gerando receita para a ArcelorMittal.”

Misturou é lixo, separou é lucro!
Sabia que é possível ter acesso a todo o conhecimento que gira em torno desses materiais? Atualmente já temos manuais dos coprodutos, que podem ser acessados online. Neles, é possível conhecer todas as etapas do processo de produção, e as características e usos de cada coproduto resultantes dele. (https://brasil.arcelormittal.com/produtos- solucoes/catalogos)

 

 

0Shares
Posts relacionados

Deixe um comentário