O valor gasto em uma reforma pode depender de diversos fatores, entre eles quais cômodos serão alterados, quais mudanças serão realizadas e quais materiais serão usados. Mas, você sabe como calcular o valor total da reforma?
Estabelecer um orçamento e realizar o cálculo dos gastos são de extrema importância para garantir que a obra será finalizada como o idealizado. O planejamento também impede um gasto maior e desnecessário de dinheiro e tempo. Para calcular e definir o valor total que pode ser gasto, lembre-se que o custo da reforma é medido em metros quadrados, e só a mão de obra pode custar entre R$200 e R$300 por m², dependendo da região em que você vive. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar no cálculo do valor da reforma.
Anote Tudo
Antes de iniciar a obra defina tudo o que deverá ser feito, inclusive quais os cômodos serão reformados e quais as mudanças que serão feitas em cada um. Com os objetivos definidos será mais fácil se manter no orçamento, planejar a compra de materiais, desde os pregos até as tintas, e definir as etapas da reforma.
Mão de Obra
Muitas vezes o gasto com mão de obra é negligenciado e esse pode ser um dos itens mais caros da obra, pois, além do preço variar muito de uma região para outra, às vezes será necessário a contratação de profissionais especializados para diferentes serviços como elétrica, encanação, etc. Faça diversos orçamentos e, a menos que seja alguém da sua confiança, nunca feche negócio com o primeiro profissional que encontrar.
Esteja Preparado
Deixe uma margem do seu orçamento para imprevistos para que você esteja preparado caso eles aconteçam, como a possibilidade de encontrar estruturas defeituosas (como colunas) problemas no encanamento ou instalação elétrica, por exemplo.
Consulte um Profissional
É recomendável consultar um engenheiro ou arquiteto, principalmente porque esses profissionais podem evitar que a reforma comprometa a estrutura, causando maiores problemas, além de alertar sobre possíveis alterações que possam desvalorizar o imóvel futuramente. Além disso, eles também podem ajudar a evitar gastos desnecessários ao auxiliar no planejamento da obra.
Materiais
Evite comprar materiais antes do tempo, às vezes aquela promoção pode parecer vantajosa no primeiro momento, mas o material pode se perder, quando mal armazenado; seus planos podem mudar, e o que foi comprado não ser usado ou ainda esse dinheiro gasto poderia ser melhor empregado em outra parte da reforma. Além disso, fique atento e pesquise os valores dos materiais antes de comprar, vá a diferentes lojas de materiais de construção e também pesquise a possibilidade de comprar online.