Como planejar e construir um jardim de inverno?

2 minutos para ler

Uma alternativa de área verde interna e que pode ser um recurso arquitetônico interessante, o jardim de inverno pode ser integrado à sala, cozinha ou outro cômodo da casa. Apesar de não ser um recurso tão novo, pode-se adequar ao conceito de urban jungle (já tratado aqui no blog) em que a natureza se torna parte da casa. 

Como o próprio nome diz, o jardim de inverno tem a função inicial de criar um ambiente interno para ser usado como área recreativa nos períodos frios do ano, mas, atualmente, ele também costuma ser usado como espaço de decoração, de integração entre cômodos, fonte de iluminação e ventilação em imóveis menores e mais fechados, principalmente quando a casa não tem área para a abertura de janelas. 

O jardim de inverno poderá ser maior ou menor dependendo do projeto e espaço disponível, e as plantas poderão estar no solo, vasos no chão ou suspensos por arames ovalados ou galvanizados. A finalidade é que vai determinar qual o tamanho ideal do jardim de inverno, se ele for apenas para decoração poderá ser adaptado em pequenos espaços como cantos, embaixo de escadas, etc; mas, se a ideia é ser um espaço de integração o melhor é que tenha pelo menos 1,5m x 1,5m, podendo ser maior, dependendo da disponibilidade. 

A escolha de quais plantas serão usadas também vai depender do tamanho e localização do jardim de inverno. Quando em ambiente fechado, como embaixo de escadas, o ideal é que sejam usadas espécies que não necessitem tanto da luz solar, mas quando em local aberto ou com mais iluminação a seleção das espécies pode ser diferente. 
A construção e planejamento do jardim de inverno é relativamente simples, mesmo quando usado como integração entre ambientes, entretanto é importante estar atento à sua real necessidade e finalidade, pois quando não planejado com cuidado pode se tornar um problema acumulando sujeira em casa. 

0Shares
Posts relacionados

Deixe um comentário