Um problema muito comum para os varejistas é a falta de espaço no seu depósito de material de construção. Afinal, muitos itens vendidos para a construção civil exigem ambientes mais amplos não apenas por conta do tamanho, mas também pela sua quantidade. A boa notícia é que existem diversas formas de solucionar esse problema, e nenhuma delas exige grandes investimentos.
Pode até parecer mentira, mas a falta de espaço no depósito não é mais uma desculpa para vender menos. Desde parcerias no modelo store-in store até o suporte de direto dos fabricantes, de acordo com as suas preferências e objetivos, você encontra o modelo que permite oferecer uma maior variedade de produtos, mesmo sem espaço físico disponível.
Afinal, quais são as possíveis alternativas e soluções para acabar com a falta de espaço no depósito de material de construção? Para ajudar você a esclarecer esse assunto, preparamos um artigo completo com os pontos mais relevantes sobre o tema e as características de cada opção. Continue sua leitura e confira como a ArcelorMittal pode ajudar você!
Por que é importante ter um estoque?
Antes de conhecer as soluções que podem ser utilizadas para a falta de espaço no depósito de material de construção, é preciso entender por que esse é um tópico relevante. Em primeiro lugar, o estoque ajuda o seu negócio a não perder vendas. Afinal, o cliente quer entrar na sua loja e sair com o que ele precisa ou, no mínimo, com uma previsão exata de quando ele vai receber o item.
E essas duas opções só podem ser executadas com um estoque para a sua loja. A agilidade é cada vez mais relevante para a decisão de compra do consumidor. Mas não é uma tarefa tão simples ter e gerenciar o seu estoque. Para começar, é preciso ter capital para comprar os itens em maiores quantidades e, depois, é ter o espaço físico para armazená-los.
Além disso, a gestão deve ser bastante precisa e eficiente para garantir que os itens não faltem para os seus clientes e, ao mesmo tempo, não fiquem ocupando espaço no estoque. É necessário encontrar uma média para atender as demandas do seu cliente e não prejudicar a sua loja.
Como a ArcelorMittal auxilia a lidar com a falta de espaço?
Confira algumas das opções de como a ArcelorMittal pode ajudar você a solucionar o problema da falta de espaço no depósito de material de construção na sua loja!
Store-in-store
Digamos que você tenha uma loja de material de construção e deseja vender produtos de aço como vergalhões, telas e colunas. Não é fácil armazenar todos esses itens, certo? Mas isso não significa que o seu cliente não possa ir até a sua loja e sair com todos esses pedidos. O melhor de tudo? Sem nenhum custo adicional de infraestrutura ou compra de materiais para o seu negócio.
Esse modelo é conhecido como store-in-store e sua adesão pode acontecer por meio da instalação de um totem na loja ou de um programa no computador do lojista. Assim, a venda dos itens fornecidos pela ArcelorMittal pe facilitada. Seguindo o exemplo acima, é o mesmo que vender aço sem precisar de um estoque, ganhar por isso e fortalecer o seu portfólio.
De acordo com Mariana Buchala, responsável pela estratégia dentro da ArcelorMittal, os pontos positivos são os mais diversos para os lojistas:
“Toda a compra efetuada pelo totem da ArcelorMittal resulta em uma comissão para o lojista. Ele não tem custo para comprar nenhuma das mercadorias, não precisa se preocupar com transporte, armazenamento, nem mesmo com o marketing. Tudo isso é nossa responsabilidade, e ele pode se dedicar para oferecer cada vez mais para o seu cliente”, afirmou.
Matcon
Reforçando o seu papel de parceira não apenas da indústria e das grandes construtoras, mas dos pequenos e médios varejistas, a ArcelorMittal tem um serviço exclusivo para tornar essa relação mais sólida. A ideia dessa proposta é fazer com que os vendedores se tornem consultores, que possam oferecer o suporte e a expertise da ArcelorMittal para os clientes.
Esse trabalho começa com o melhor entendimento de quais são as necessidades e as principais demandas de cada lojista, o que varia bastante de região para região. Assim, mais do que se preocupar apenas em entregar o material para o lojista, é feito um trabalho de consultoria.
Ainda segundo Mariana, a ideia do projeto é oferecer soluções cada vez mais personalizadas: “O objetivo é conhecer as dores do lojista para, assim, ajudá-lo a melhorar o que ele entrega para o cliente final. Com uma relação mais próxima, o vendedor entende as principais necessidades de cada varejista e pode oferecer o portfólio da ArcelorMittal de forma mais precisa”, finalizou.
E-commerce B2B, o Compra Direta
O e-commerce B2B da ArcelorMittal tem como objetivo alcançar novos consumidores e tornar a tarefa de compra e entrega para o cliente muito mais fácil. Com um canal funcionando 24 horas por dia, nos sete dias da semana, o lojista pode encontrar o mix de produtos ideal para o seu negócio. E tudo isso com um serviço personalizado e exclusivo para encontrar tudo o que procura.
Silvia Nunes, responsável pelo e-commerce B2B da ArcelorMittal, resumiu os benefícios para o lojista ao utilizar essa parceria com a companhia:
“O lojista tem as suas necessidades específicas e, por isso, pode acessar condições de compra para solucionar as suas dores. Ao comprar diretamente do fabricante, o lojista tem acesso a uma tabela de preços diferenciada, além de um site exclusivo para ele encontrar tudo o que procura”, completou.
Encontrar e implementar uma dessas soluções para a falta de espaço no depósito de material de construção é fundamental para o seu negócio. Em primeiro lugar, é uma forma de auxiliar as suas vendas e reduzir consideravelmente os custos fixos mensais. Encontre a alternativa que melhor se encaixa no seu planejamento e comece a oferecer ainda mais valor para os seus clientes.
Ficou interessado em aproveitar todos esses benefícios? Entre em contato conosco e descubra como a ArcelorMittal pode ajudar o seu negócio a fazer cada vez mais pelos seus clientes!