Se tem uma data que nós aqui da ArcelorMittal não esquecemos
é o 12 de junho, Dia do Sucateiro.
Sabe aquele profissional imprescindível para o sucesso do nosso trabalho e que, ao mesmo tempo, colabora de maneira concreta com o meio ambiente? Pois é, estamos falando do sucateiro.
Quem trabalha com os mais variados tipos de metal sabe, e não é de hoje, da importância econômica da reciclagem. O aço, nossa razão de ser, é reciclável e infinitamente reciclável, seguro e versátil. E só o trabalho exaustivo e minucioso do sucateiro possibilita que isso se transforme em realidade.
E tudo começou há́ bastante tempo, muito antes de nos conscientizarmos sobre a importância ambiental da reciclagem de materiais. O motivo era apenas econômico, tanto para quem coletava os metais para levá-los aos então denominados ferro-velhos quanto para quem iria reaproveitá-los na produção.
Hoje, a gente sabe que reciclar o aço significa explorar menos o meio ambiente e, cada vez mais, a gente tem consciência do quanto isso é importante para preservar o nosso planeta e renovar a esperança por um futuro melhor e mais sustentável.
Mas para que o trabalho do sucateiro seja cada vez melhor, a colaboração de toda a sociedade é fundamental. Então, nunca é demais a gente lembrar a responsabilidade de cada um de nós na preservação do meio ambiente:
- Separar o lixo sólido, seja metal, plástico, vidro, papel, eletrônicos, pilhas e baterias do lixo comum;
- Separar cada tipo de reciclável já higienizados para facilitar o trabalho dos catadores;
- Ah, e se você estiver num local público seja na rua, num parque, no campo ou numa praia, nunca jogue embalagens no chão. Guarde-as num saquinho e depois descarte-as corretamente.
É sempre bom lembrar, os catadores também tem grande importância neste processo, sejam eles trabalhadores do município em que você mora ou pessoas que trabalhem por conta própria, e merecem todo o nosso respeito.
Casa nova, aço reutilizado
Você sabia que a Arena MRV, novíssimo estádio do Clube Atlético Mineiro (com capacidade para quase 50 mil torcedores), foi construída com materiais recicláveis vindos da ArcelorMittal? Mais uma prova irrefutável de que é possível fazer parte das mais modernas construções sem ter que empregar somente novos materiais, sendo sustentável e inovador ao mesmo tempo.
Outro caso curioso
Recentemente, a mídia divulgou um caso bem curioso envolvendo o dono de um depósito de recicláveis em Taquaritinga (SP), torcedor do Palmeiras, que encontrou no seu depósito uma taça ganha pelo Corinthians em dois jogos realizados contra o Flamengo em 1944. Sem pensar em nenhum ganho, ele entrou em contato com a diretoria do time rival e entregou a eles o troféu, que agora está́ no seu devido lugar. Saiba mais clicando aqui.
Por tudo isso, e muito mais, vamos comemorar com muita alegria e reconhecimento o Dia do Sucateiro! Juntos, construímos o futuro com o material mais reutilizado do mundo, o aço.