Conheça as soluções da ArcelorMittal por meio da Engenharia Inovação

6 minutos para ler

Com um mercado cada vez mais concorrido e uma participação mais ativa da sociedade como um todo nas ações de cada empresa, a evolução não se trata de um diferencial competitivo, mas sim, de uma necessidade de sobrevivência. Sendo assim, as organizações que atuam na construção civil precisam olhar para novas alternativas. Um exemplo disso é a criação da Engenharia Inovação, na ArcelorMittal.

Há 100 anos, a ArcelorMittal vem produzindo aço para diversos setores do mercado. Com o passar do tempo, a empresa entendeu a importância de estimular e desenvolver ideias inovadoras para a melhoria dos processos, sendo reconhecida, em 2020, como a segunda empresa no ranking 100 Open Startups. Mas o que essa iniciativa tem para oferecer ao mercado? Quais são as suas soluções?

O que acha de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e conhecer mais sobre o trabalho da Engenharia Inovação da ArcelorMittal? Continue a leitura!

Quais são os principais desafios da construção civil?

O setor apresenta inúmeros desafios que precisam ser superados para seu crescimento e desenvolvimento. Vamos falar sobre eles, a seguir.

Baixa produtividade

A baixa produtividade é uma das dores mais relevantes de quem atua na construção civil. Sistemas construtivos artesanais, alta burocracia, baixos níveis de industrialização e digitalização.

São problemas que acabam afetando diretamente o desempenho do setor em geral. Esse é um desafio que precisa ser resolvido para otimizar os processos de toda a cadeia.

Desperdício de materiais

Outro problema muito recorrente é o desperdício de materiais ao longo do processo produtivo. Seja internamente, seja com seus fornecedores, essa é uma dor que atrapalha não apenas a produtividade da indústria, mas até mesmo, a lucratividade.

Como muita matéria-prima é perdida, as margens de lucro se tornam menores, além de ampliar os impactos ambientais da obra.

Baixa qualificação de mão de obra

A dificuldade em encontrar profissionais qualificados no mercado é outro ponto de atenção na construção civil. Não apenas por ser um problema do país como um todo, mas as empresas do setor precisam realizar cada vez mais ações e iniciativas com o intuito de treinar, preparar e qualificar os seus colaboradores, desenvolvendo internamente esses profissionais para melhorar o mercado como um todo.

Esse problema dificulta a aplicação de soluções mais industrializadas que exigem uma mão de obra cada vez mais especializada.

Resistência a mudanças

Com a transformação digital e os inúmeros avanços tecnológicos, é natural que muitos setores sejam impactados com novidades com os mais diferentes propósitos, não é mesmo? O problema, porém, está na resistência a mudanças, que é muito comum na indústria da construção civil. Apesar de existir o desejo de muitas empresas, o setor tem processos complexos em sua essência, envolvendo inúmeros fornecedores tornando-se árdua a implementação real das transformações de negócio.

Sustentabilidade do setor

Além disso, outro tema tem ganhado bastante importância nos últimos anos: a demanda cada vez maior por ações que promovam sustentabilidade. Setor responsável por cerca de 40% das emissões de CO2, a construção civil está no foco das iniciativas de sustentabilidade a nível mundial, juntamente com seus fornecedores.

As organizações que atuam na construção civil precisam, portanto, considerar os aspectos ambientais e sociais em suas decisões de investimento e de processos construtivos.

Você conhece a Engenharia Inovação da ArcelorMittal?

Uma das propostas da ArcelorMittal é contribuir com a busca por soluções para esses desafios. Luís Filipe Araújo, engenheiro mecânico e especialista de projetos da Engenharia Inovação, explica um pouco mais sobre o trabalho realizado e quais são seus impactos na indústria da construção civil.

“O foco da ArcelorMittal está em desenvolver soluções em aço que ajudem a aumentar a produtividade do setor como um todo. O objetivo é fazer com que o aço chegue cada vez mais pronto para as obras”, afirma. Através da digitalização na construção civil e o uso do BIM (Building Information Modelling) na análise de projetos a equipe consegue otimizar processos, melhorar a qualidade da informação e reduzir erros.

Outro foco da Engenharia Inovação está na sustentabilidade, segundo Luís Filipe.

“O Steligence, uma metodologia de análise de ciclo de vida das edificações, visa encontrar soluções mais sustentáveis, econômicas e que permitam atingir as certificações ambientais dos mais altos níveis.” O engenheiro cita, ainda, o vergalhão de alta resistência como uma das soluções de melhor desempenho. Ele permite aplicar a desmaterialização das obras, reduzindo o peso do aço e gerando ganhos econômicos, além de reduzir a emissão de CO2.

Por fim, Luís Filipe destaca que a Engenharia Inovação da ArcelorMittal se concentra em desenvolver ações que juntem tecnologia e inovação. Tudo isso, para construir um ecossistema muito mais completo e eficiente como um todo.

“Nossa equipe também desenvolve projetos com a academia através da Cátedra Construindo o Amanhã“, comenta. A iniciativa coordenada pela Engenharia Inovação é uma parceria entra a ArcelorMittal e a USP e tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos e aplicação de soluções inovadoras em aço para potencializar a construção civil.

Como as soluções da ArcelorMittal podem ajudar?

Como Luís Filipe destaca, a ArcelorMittal tem como proposta contribuir para a solução dos desafios da construção civil. Um exemplo está nas suas soluções como a corte e dobra, fazendo com que o aço chegue muito mais pronto para a obra. Isso significa uma maior racionalização do processo, além de uma maior economia para potencializar o trabalho durante a construção.

As armaduras prontas e fôrmas incorporadas são outros exemplos de soluções da ArcelorMittal que conseguem otimizar o canteiro de obras. Os processos se tornam mais eficientes e produtivos. Os elementos pré-montados, portanto, se tornam um diferencial que a empresa oferece para os seus clientes, ajudando não somente na construção, mas também, em questões como economia, produtividade, sustentabilidade e aproveitamento de insumos.

O que achou deste conteúdo? A ArcelorMittal tem uma série de soluções para que você consiga transformar o seu negócio das mais diferentes maneiras. Seja com aços longos, seja com produtos voltados para a indústria automobilística, de eletrodomésticos ou, até mesmo, construção civil e naval.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as soluções da Engenharia Inovação da ArcelorMittal, e como os diferentes produtos podem contribuir para o desenvolvimento do seu negócio em diferentes frentes, o que acha de dar o próximo passo? Entre em contato com a nossa equipe e faça uma cotação!

0Shares
Posts relacionados

Deixe um comentário