Você sabia que é uma decisão estratégica decidir em qual época do ano iniciar a sua obra? Além dos fatores climáticos, que podem ajudar ou atrapalhar o andamento da construção ou da reforma, há períodos em que os custos podem sair mais baratos ou mais caros.
Ao organizar o cronograma das atividades da obra tente evitar os meses mais chuvosos durante as etapas iniciais que incluem o preparo do terreno, alicerce, fundação, levantamento de paredes, fixação de colunas, etc. A incidência de chuvas e a alta umidade do ar podem atrasar a execução de reformas em telhados e prejudicar o armazenamento de materiais como areia, cimento, ferragens, argamassa e madeira.
O período com menos chuva vai variar de acordo com a sua localização geográfica, mas geralmente é entre o fim do verão e começo do outono. A média de meses mais secos, de acordo com cada região, no Brasil, é:
- · Norte: Julho a Setembro;
- · Nordeste: Setembro a Novembro;
- · Centro-Oeste: Julho a Setembro;
- · Sudeste: Junho a Agosto;
- · Sul: Abril a Junho;
Outro ponto importante ao definir quando iniciar a construção é o custo dos materiais e de mão-de-obra. Geralmente, entre outubro e dezembro, os preços costumam aumentar por causa do aumento da demanda, causado pela proximidade das festas de final de ano, que motivam a conclusão de obras e reformas para o período.
O cenário do mercado no começo do ano, antes do carnaval, costuma ficar mais tranquilo devido aos gastos comuns dessa época, como IPTU, IPVA, material escolar, etc. Fazer o planejamento financeiro para comprar neste período pode ser um ótimo negócio e você ainda pode conseguir ótimos descontos e promoções.
A dica essencial é: planeje-se. Contate o engenheiro e o arquiteto também com antecedência e organize seu cronograma de obra para unir os melhores períodos climáticos e de preço.