Você sabia que o armazenamento dos materiais no canteiro de obras é algo estratégico? Quando feito de maneira inadequada pode causar perdas de materiais, prejuízos e atrasos desnecessários na construção. Medidas simples podem evitar grandes problemas, mas todo cuidado é pouco, cada material possui características próprias e depende de ações específicas. Confira:
Aço:
Peças de aço, por exemplo, podem sofrer com distorções e corrosão quando mal armazenados. O ideal é que peças de classes (CA50 ou CA60) e tamanhos diferentes fiquem separados, para evitar confusões e erros. Pinte as extremidades das barras de acordo com a classe para ajudar na identificação na hora do uso. Caso precise armazenar as peças de aço por longos períodos, empilhe a pelo menos 15 cm acima do nível do solo, em local fechado, sem contato com umidade e terra.
Tijolos, blocos e telhas:
Itens mais frágeis, como tijolos, blocos de concreto e telhas, devem ser empilhados de maneiras específicas, em terra seca e firme, e cobertos com lonas, para evitar os efeitos de chuva e sol. No caso dos tijolos, as pilhas devem ter no máximo 50 peças de comprimento, por 10 de altura, sem ultrapassar 4 tijolos de largura. Já os blocos de concreto não devem ficar em pilhas com mais de 1,2 m de altura, 3 m de comprimento e 3 blocos de largura. Com as telhas, sobreponha uma a outra, com um limite de 10, para não causar rachaduras. Em todos esses casos, prefira deixá-los perto do local de trabalho, para evitar esforços desnecessários e otimizar o tempo.
Cimento:
Extremamente suscetível à umidade, o cimento deve ficar em local seco, em pilhas de no máximo 10 sacos e largura de 3 m. Este item nunca deve ficar diretamente no chão, e sim sobre tábuas de madeira, com distância de 6 cm da parede. Quando a pilha for ultrapassar mais de 8 sacos, disponha-os alternadamente em comprimento e em cruz, para evitar que caiam.
Madeira:
No caso da madeira, cuidado com deformações. Este material precisa ficar em pilhas, em cima de vigas ou pilares de tijolo, com distância mínima de 15 cm do solo. Para evitar que as peças empenem não coloque nada pesado sobre as pilhas e, no caso de peças do mesmo tamanho, as camadas devem conter batedores de madeira que evitam o atrito. Caso seja necessário armazenar a madeira por cerca de 1 ano ou mais, proteja o material com cera ou revestimentos específicos, para que as ripas não sofram fissuras ou ressequem com o tempo.
De maneira geral, deixe os materiais de construção longe do calor e umidade excessiva. Tubos, conexões, tomadas, fios e cabos são ainda mais frágeis, e devem ficar em local fechado, pois podem sofrer danos que alteram sua eficiência. E, sempre cubra a areia com lona para evitar que outros compostos se misturem a ela.