Precisamos cuidar muito bem da nossa casa

5 minutos para ler

A era industrial trouxe muitos benefícios para a humanidade, mas também trouxe desafios com os impactos ambientais que, no início, não havia como avaliar.

Precisamos cuidar muito bem da nossa casa. A era industrial trouxe muitos benefícios para a humanidade, mas também trouxe desafios com os impactos ambientais que, no início, não havia como avaliar. Por exemplo, devido ao chamado efeito estufa, a temperatura média está subindo gradativamente e trazendo consequências, como o derretimento das calotas polares, entre outros. Governos, indústrias e sociedade civil têm se empenhado na busca por soluções.

Melhorias nos processos de produção industrial, como o aperfeiçoamento de filtros, o reuso de água e o investimento cada vez maior em reciclagem de materiais têm contribuído para diminuir os impactos na atmosfera e no meio ambiente como um todo. Mas é preciso mais.

Especificamente na siderurgia, você sabia que o aço é infinitamente reciclável? O que hoje é uma roda de automóvel, amanhã pode ser uma geladeira, depois um conjunto de facas culinárias, um portão ou qualquer outro produto de aço.

Esta é uma qualidade muito especial do aço, o que faz com que a siderurgia seja reconhecida como uma das maiores indústrias recicladoras do mundo. Hoje, na produção de um aço novo, cerca de 60% da sua composição pode ser de material reciclado – e alguns aços especiais, que são ecoeficientes, podem chegar em até 100% da matéria-prima reciclada, o que significa uma menor exploração de minério da natureza.

Então se você descartar corretamente os produtos de aço, assim como de outros recicláveis, estará contribuindo para o futuro de todos, pois o aço é um material imprescindível e está presente em praticamente tudo, mesmo que indiretamente, como na roupa que usamos ou na nossa comida.

E o que os governos têm feito para combater estes problemas? A ONU (Organização das Nações Unidas), por meio de agências específicas que estudam o meio ambiente, propõe metas a serem cumpridas, como a ODS 11 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11). Proposta em 2015 para ser cumprida até 2030, a ODS 11 foi assinada por 193 países e é bem ambiciosa. São 17 objetivos. Vamos conhecê-los?

 

  1. Erradicação da pobreza em todos os
  2. Acabar com a fome e promover a agricultura sustentável.
  3. Saúde e bem-estar para todos, em todos os
  4. Educação de qualidade para
  5. Igualdade de gênero.
  6. Água potável e saneamento para
  7. Produção de energia limpa e acessível.
  8. Trabalho decente para todos, com crescimento econômico sustentável.
  9. Industrialização inclusiva, inovadora e sustentável.
  10. Redução das desisgualdades dentro dos países e entre
  11. Cidades inclusivas, resilientes, seguras e sustentáveis.
  12. Consumo e produção responsáveis.
  13. Combater a mudança climática e seus
  14. Conservação e uso sustentável dos oceanos e da vida
  15. Gerir, de forma sustentável, florestas, combater a desertificação, deter a degradação da terra e a perda da biodiversidade.
  16. Promover sociedades pacíficas e
  17. Revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.Os objetivos são complexos e 2030 está logo ali, então devemos nos esforçar para, se não conseguirmos alcançar todos eles, avançarmos o máximo possível. Afinal, o nosso futuro está em jogo.Para atingir alguns destes objetivos, o governo brasileiro assinou, em 2020, a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, que inclui metas de transporte, moradia, acesso aos meios digitais, água e esgoto, etc.

E a ArcelorMittal?

Além da busca constante por melhorias nos processos de produção, como água de reuso, melhoria nos sistemas de filtragem para diminuição da emissão de resíduos na atmosfera, reaproveitamento de resíduos sólidos com a confecção de coprodutos, uso intenso de reciclados e utilização de carvão vegetal procedente de BioFlorestas próprias, a ArcelorMittal lançou, em 2021, o programa XCARBTM, para a fabricação de aço neutro em emissão de CO2 ou zero carbono (clique aqui) e também uma metodologia completa para atender exigências de construções sustentáveis, a Steligence® (clique aqui).

O fato é que nossos profissionais de desenvolvimento, pesquisa e inovação continuam trabalhando para melhorar continuamente as condições de produção no ambiente de trabalho, a fim de inovar com produtos de melhor desempenho, maximizar a descarbonização, promover a desmaterialização e reduzir cada vez mais os impactos ambientais e sociais.

Vamos cuidar da nossa casa e garantir um futuro melhor para nós e para as próximas gerações!

E para estender o conhecimento sobre o assunto aço e construção, cadastrem se clicando aqui:  https://forms.gle/GtUN5qZ4ZbCsdsQ17

0Shares
Posts relacionados

Deixe um comentário