Dentro da tendência de arquitetura do futuro, projetos mais eficientes devem ser uma meta para qualquer negócio. Isso vai desde a redução de custos até um peso menor de toda a estrutura. Uma alternativa para quem busca esse objetivo é apostar nos perfis estruturais.Mas você realmente sabe o que são esses materiais e como eles podem ser aplicados em uma obra?
A boa notícia é que a versatilidade possibilita uma série de aplicações dos perfis estruturais, mas todos eles garantem uma coisa em comum: maior eficiência e produtividade ao longo do projeto.
Então, o que acha de começar a investir em projetos sustentáveis e conhecer um pouco mais sobre uma das peças essenciais para essa meta? Para nos aprofundarmos no assunto, conversamos com Thalita Toledo, especialista de Produtos, e Daniel Ferraz, engenheiro de Projetos de Desenvolvimento e Aplicação de Produtos, ambos da ArcelorMittal.
Continue a leitura e saiba quais são as principais características e aplicações dos perfis estruturais e entender como cada um deles pode ser utilizado em projetos!
O que são perfis estruturais?
Os perfis estruturais são elementos de aço carbono laminados a quente com uma determinada seção transversal contínua. Normalmente, são utilizados para suportar um determinado peso ou carga, podendo ser aplicado nos mais variados tipos de projetos e funções. A versatilidade do produto também se dá por ser produzido em variados formatos, todos eles seguindo as mesmas propriedades mecânicas e químicas.
De acordo com Thalita, seja para elementos secundários para fechamentos, seja para elementos estruturais da edificação, os perfis estruturais têm a versatilidade como uma característica marcante
“Os perfis estruturais são produtos de aços longos em que suas seções transversais têm uma geometria em formatos de L, I ou U. Eles são amplamente utilizados em estruturas, submetidos à diferentes esforços como tração, compressão, flexão e torção, promovidos pelo peso próprio dos elementos, situações de uso das estruturas e até mesmo vento”, explica.
O produto pode ser utilizado em diferentes projetos, como nos chassis de caminhões, caminhonetes e ônibus ou em passarelas sobre vias de trânsito. O objetivo é utilizá-los para ganhar em versatilidade e produtividade, já que é possível reduzir significativamente o peso das estruturas a partir desses materiais. Ao final de um projeto, isso representa também uma redução de custos.
Quais são os diferentes tipos de perfis estruturais e suas aplicações?
Como Thalita explicou acima, existem diferentes formatos de perfis estruturais: L, I ou U. Cada um deles tem uma aplicação mais indicada, e esses itens estão mais presentes em nossa rotina do que você pode imaginar.
Perfil I
O perfil em I é muito utilizado para oferecer o suporte necessário em estruturas de edifícios industriais. Além disso é um material ideal para ser aplicado em equipamentos industriais, chassis de veículos pesados ou componentes agrícolas. De acordo com Daniel, tudo isso garante ainda mais versatilidade para a sua utilização.
“A grande vantagem do perfil I é sua seção transversal de dupla simetria, propiciando uma resistência maior à esforços fletores ou de torção. São excelentes para bases e pisos”, detalha.
Perfil L
Os perfis estruturais L são mais conhecidos como cantoneiras. Cantoneiras são compostas por duas abas de mesma espessura e largura, perpendiculares entre si e laminadas a quente como um perfil de alta resistência. Para Thalita, não é à toa que essas são as opções utilizadas para a construção de torres de transmissão de energia elétrica e também de telecomunicações, mas sem perder em qualidade ou até mesmo beleza.
“A principal função estrutural das cantoneiras é a transmissão de esforços normais (tração e compressão) em sistemas treliçados e reticulados como tesouras de coberturas e torres de transmissão. A solução propicia um elemento esbelto, leve e seguro”, complementa.
Perfil U
Já o perfil estrutural em U é ideal para projetos que exigem uma estrutura mais resistente aos riscos de empenar e sofrer com curvaturas. Dessa forma, são aplicados com frequência em chassis de caminhões, caminhonetes e ônibus, além de serem explorados pela indústria mecânica em geral.
Por que escolher os perfis da ArcelorMittal?
Para que o seu projeto possa se beneficiar de todas as vantagens proporcionadas pelos perfis estruturais, é importante contar com os parceiros ideais. Afinal, o material precisa ser de confiança, de preferência com todos os certificados e garantias exigidos pela regulamentação. Para Thalita, esse é o diferencial ao seguir com os perfis estruturais da ArcelorMittal.
“O cliente está comprando um produto com toda a certificação e as garantias necessárias. Assim, ele pode ter a certeza de que a estrutura vai suportar a carga que o projeto exige. Todo o controle dimensional realizado pela ArcelorMittal vai assegurar que as estruturas estejam preparadas para suportarem a carga prevista”, comenta a especialista.
A uniformidade da composição química, a padronização e a assistência técnica personalizada são outras razões para escolher a ArcelorMittal. Daniel ainda reforça a qualidade que a companhia oferece em todos os seus produtos, garantindo que o projeto tenha o melhor custo-benefício possível sem ter nenhuma perda.
“A ArcelorMittal preza pelo acabamento e pela qualidade, sempre entregando o produto mais indicado possível para as aplicações dos clientes. O cliente pode ter a certeza de que os perfis estruturais atenderão as suas expectativas técnicas”, finaliza Daniel.
Para quem deseja aumentar a lucratividade e tirar projetos do papel ainda mais eficientes, os perfis estruturais são muito úteis. Com bastante versatilidade e segurança, a obra pode ser ainda mais completa com o uso de materiais mais práticos e baratos. Independentemente dos seus objetivos, essas estruturas podem ser um diferencial competitivo.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre perfis estruturais, o que acha de encontrar os melhores produtos disponíveis para os seus projetos? Entre em contato conosco, confira o nosso portfólio e conte com os materiais de melhor qualidade do mercado!