Certamente você já teve acesso a inúmeras peças feitas em aço ou qualquer tipo de metal, sejam elas industriais ou até mesmo aquelas que vão acabar na mão de artesãos dedicados, não é verdade? Todos esses itens, sem exceção, em algum momento passam pelas mãos de quem decide seguir a profissão de serralheiro.
Esse profissional tem um papel fundamental na indústria do aço e, por isso, neste post, você vai entender o que faz um serralheiro, quais são as suas principais competências e habilidades e como você pode se destacar nessa profissão. Ficou interessado? Confira as dicas para conquistar seu espaço nesse mercado!
O que faz o serralheiro?
O serralheiro é o profissional que domina a arte de trabalhar com metais, idealizando e criando formas com os mais diversificados modelos. Esse processo pode tanto ser moldado, como quando se trabalha com projetos específicos, por exemplo, ou ainda ser um procedimento criativo, em que o próprio serralheiro determina os modelos e os faz de acordo com o que deseja.
Quem segue a profissão de serralheiro trabalha na confecção de portas, esquadrias, portões, grades em geral, sacadas, corrimãos, e assim por diante. Existem também aqueles que optam por uma linhagem completamente diferente, como na serralheria artística — utilizando ferramentaria apropriada, habilidade e ideias criativas, e em todo tipo de manuseio desse material.
Logo, ele pode trabalhar com a elaboração dos desenhos dos itens ou com a construção em si, como o corte, a solda, a pintura, e assim por diante. Outra opção é focar especificamente no reparo desses materiais.
Por que ele é importante para a indústria do aço?
Com o crescimento e a expansão do mercado de construção civil, a profissão de serralheiro vem se desenvolvendo cada vez mais. As demandas aumentaram consideravelmente e, dessa forma, mais profissionais são necessários para atender a tantos pedidos.
Por isso, quem conseguir adotar processos diferenciados e entregar serviços qualificados, como uma boa solda, por exemplo, pode fazer sucesso na serralheria. São esses profissionais também que garantem etapas como o polimento e a pintura de adereços construídos em metal ou em alumínio.
É por essa razão que os serviços de serralheiros são tão intensamente requisitados. E a tendência é de que cada vez mais oportunidades comecem a surgir. Logo, quem estiver preparado para oferecer um serviço superior, for bem qualificado e tiver características indispensáveis, como um bom atendimento, tende a se destacar muito no mercado.
Quais são suas principais competências e habilidades?
Se manter competitivo no mercado de serralheria exige muito, assim como em qualquer outra profissão. Além do extremo profissionalismo e da seriedade no que faz, disciplina e atenção são características indispensáveis para esse profissional.
Embora a atividade seja operacional, as qualificações fazem toda a diferença, tanto no preparo para a atuação diária quanto no próprio aperfeiçoamento das funções, na adoção de novas tecnologias e metodologias de trabalho. Por isso, gostar de aprender e se interessar pelo conhecimento é outro fator que colabora muito para o sucesso no ofício.
Apesar de muitas indústrias incentivarem a qualificação na profissão de serralheiro, a responsabilidade por buscar essa melhoria contínua é individual. Isso significa que cada um precisa desenvolver sua própria carreira, independentemente da empresa em que trabalha, até porque muitos serralheiros de sucesso começaram atuando para outras pessoas e depois empreenderam em seus próprios negócios.
Se esse for um interesse seu, não deixe de buscar conhecimento sobre empreendedorismo, inovação, finanças e gestão. Isso só terá a contribuir com a sua jornada e enriquecer as entregas que você fará para os seus clientes.
Como se destacar na profissão?
Quer saber como se diferenciar na profissão de serralheiro? Então, você está no lugar certo. Fique atento às nossas dicas!
1. Domine o básico
Você precisa dominar todos os assuntos que têm a ver com a sua profissão. Isso significa estar por dentro do que ocorre no mercado, conhecer os maquinários, os equipamentos e todos os tipos de aço disponíveis. Além disso, é importante saber quais são as inovações que estão sendo lançadas. Quanto mais você conseguir se aprofundar no assunto, melhor.
2. Mantenha-se informado
Escolha um ou dois sites de referência na sua área e se mantenha atualizado por meio deles. Acompanhe todas as notícias do segmento e entenda como as transformações estão acontecendo. Isso diz respeito principalmente às técnicas utilizadas, ao desenvolvimento de produtos melhores ou mais sustentáveis, ou a quaisquer informações que ajudem no dia a dia.
3. Invista em qualidade
Se você quer que o seu nome seja lembrado por muito tempo na profissão de serralheiro, precisará investir em materiais de qualidade, que satisfaçam os seus clientes. Em geral, quando se trata de aço, o que as pessoas querem é a durabilidade. Isso significa que atender a esse requisito é a forma mais fácil de ganhar e manter-se no mercado.
4. Encontre o seu porquê
Trabalhar com serralheria, como qualquer outra atividade, não é algo que deve ser feito por falta de opção. Pelo contrário. Você precisa fazer isso porque gosta, deseja e quer fazer. Se o seu trabalho dá prazer, então você está no caminho certo. Não importa com qual produto final você atue, o que realmente interessa é que você consiga se imaginar nessa função por muito tempo.
5. Prepare-se para o cliente
Apesar de a serralheria ser uma atividade bem específica, você terá que saber como lidar com o cliente. Isso significa ter uma escuta ativa quando ele explicar o que quer, dedicar atenção, ser cordial e muitos outros fatores. Para isso, você pode investir na sua capacitação para atendimento ao cliente ou ainda buscar informações on-line que possam ajudar.
Como você viu, a profissão de serralheiro é importantíssima para a indústria do aço. Além disso, esses profissionais precisam estar capacitados, não só para atuar com a sua atividade específica, como também para se posicionar bem no mercado, especialmente se optarem por empreender nesse segmento.
Gostou de saber mais sobre a profissão de serralheiro? Que tal acompanhar de perto outros conteúdos como este? Assine a nossa newsletter e receba as nossas publicações diretamente no seu e-mail!