Por muito tempo, as organizações se preocuparam exclusivamente com os impactos causados apenas em suas próprias estruturas de trabalho, sem se dedicar a agentes externos, como comunidades. Atualmente, porém, esse cenário tem se modificado, e conceitos como o investimento social têm se tornado cada vez mais importantes dentro do mercado corporativo.
Afinal, as decisões de uma companhia muitas vezes impactam indivíduos, organizações e áreas que não estão diretamente relacionadas às suas atuações. Não basta, por exemplo, se preocupar apenas com a qualidade de vida dos seus colaboradores, é preciso ter responsabilidade social corporativa para entender os impactos na comunidade como um todo. A ideia é contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar de todos os stakeholders.
Os retornos financeiros de uma organização, portanto, também devem ser compartilhados com o restante da sociedade. Mas, na prática, o que representa o conceito de investimento social e quais são os impactos em outros grupos no entorno de uma companhia? Quer se aprofundar no assunto e conhecer as propostas da ArcelorMittal voltadas ao desenvolvimento das comunidades onde atua? Continue com a leitura e saiba mais!
O que é investimento social?
Antes de abordarmos o trabalho que a ArcelorMittal está desenvolvendo, é preciso entender o que significa o conceito de investimento social. Na prática, se trata da criação de um compromisso entre empresários e instituições privadas para contribuírem com o desenvolvimento da sociedade como um todo. Ou seja, é investir em ações que ultrapassem as propriedades e os colaboradores de uma empresa.
Para explicar melhor, o conceito de stakeholder pode ajudar. O termo em inglês representa todos os grupos com algum tipo de interesse nas ações de uma organização. Ele engloba os profissionais da empresa e a comunidade ao seu entorno, considerando indivíduos e todo o ecossistema e a biodiversidade.
Sendo assim, o investimento social é uma forma de retribuição das empresas para os seus stakeholders. A intenção é causar um impacto social e ter um papel mais ativo no desenvolvimento de toda a comunidade.
De acordo com Marcos Bueno, analista de Projetos da Fundação ArcelorMittal, o foco da companhia é contribuir para um mundo melhor: “A ArcelorMittal tem um compromisso em contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Seu objetivo, como o propósito diz, é construir aços inteligentes para um mundo melhor. O investimento social é, portanto, uma das contribuições fundamentais da empresa para a construção de um futuro cada vez melhor para todos.”
Por que os investimentos sociais da ArcelorMittal são importantes?
Um dos meios para a prática dos investimentos sociais da companhia é a Fundação ArcelorMittal, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento local das comunidades onde a ArcelorMittal atua, se baseia em três das dez diretrizes de desenvolvimento sustentável que norteiam as ações da empresa. São elas:
- ser membro ativo e bem-vindo na comunidade;
- se tornar fonte de cientistas e engenheiros talentosos para o amanhã;
- medir, compartilhar e valorizar a contribuição gerada para a sociedade.
O principal foco da Fundação está na área da educação, com ações alinhadas às novidades das áreas envolvidas. Um exemplo disso é a utilização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como fonte para a criação de projetos. Bueno destaca mais alguns detalhes sobre o impacto da Fundação para seus stakeholders:
“A Fundação ArcelorMittal tem o foco em crianças e adolescentes de escolas públicas municipais. A contribuição para o negócio da ArcelorMittal pode ser vista em diversos aspectos. A atuação da Fundação está ligada ao negócio, por exemplo, ao criar e estreitar vínculos com os clientes comerciais, ao contribuir com um clima interno favorável e ao favorecer o relacionamento com o poder público.”
Sempre atualizada, muitas das ações da Fundação foram adaptadas para o ambiente online por conta da pandemia, como os projetos Antenados, Ensino Remoto de Emergência e Ensino Híbrido na Prática. O conceito de Do It Yourself (faça você mesmo), tendência na área da educação, também é outra frente que a Fundação está investindo, criando projetos que estimulam o protagonismo jovem e a cidadania.
Quais são os impactos desses investimentos sociais nas comunidades?
Afinal, quais são os impactos dos investimentos sociais realizados pela ArcelorMittal há mais de 30 anos? Segundo Bueno, o impacto das ações já contribuiu para a qualidade do ensino de crianças da rede pública e também para o fortalecimento do movimento cultural nas cidades.
“Em 32 anos de atuação, a Fundação já beneficiou mais de 10 milhões de pessoas. As iniciativas buscam levar as tendências de educação para os municípios, alguns deles na zona rural, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública. Os projetos culturais, por sua vez, contribuem para o fortalecimento do patrimônio cultural e dos movimentos artísticos das cidades”, destaca.
Como os programas sociais estão sendo desenvolvidos dentro da ArcelorMittal?
Sempre em parceria com o poder público e outras instituições locais, os programas sociais da ArcelorMittal são desenvolvidos por meio de recursos da própria companhia ou com incentivos fiscais. As áreas impactadas por esses projetos são educação, cultura, promoção social, esporte e saúde.
Bueno reforça o principal objetivo para o desenvolvimento de ações atualmente: “A Fundação tem como foco a formação de crianças e adolescentes a partir de ações voltadas para educação científica (STEM) e protagonismo jovem (movimento maker). Os programas buscam contribuir para a melhoria do ensino e do aprendizado na rede pública.”
Projetos como o Acordes e Diversão em Cena são alguns ligados ao cenário cultural, que se somam a outros programas que promovem a formação de atletas e a inclusão social por meio do esporte. Os colaboradores da ArcelorMittal também são envolvidos em ações, muitas vezes desempenhando funções voluntárias nas comunidades em que estão inseridos.
Nesse sentido, o investimento social se torna uma forma de estreitar os laços entre organizações e sociedade, pois reforçam o compromisso de uma empresa com quem está ao seu redor, mostrando que se importa com o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades. Em um mercado amplamente concorrido, criar esses vínculos embasados na responsabilidade social corporativa se torna um diferencial para as empresas que pensam no longo prazo.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o trabalho realizado pela ArcelorMittal por meio do investimento social, o que acha de acompanhar nossos projetos? Entre em contato conosco e fique por dentro!