O desenvolvimento do setor do aço é algo importantíssimo para a promoção de uma sociedade inovadora. Porém, isso não deve acontecer a qualquer custo, principalmente se o “custo” for a qualidade e preservação ambiental, o bem-estar social e as boas práticas de governança corporativa. Por isso, a certificação ResponsibleSteel™ é tão relevante.
Esse certificado é um método rigoroso de avaliar quais empresas estão verdadeiramente comprometidas com resultados socio ambientalmente responsáveis dentro da indústria do aço. Para isso, ela se baseia em uma série de princípios que visa garantir uma atuação mais alinhada nesse setor. Quer entender melhor o assunto? Então, continue a leitura!
O que é o certificado ResponsibleSteel?
O certificado ResponsibleSteel™ é um selo concedido a empresas que atendem a um conjunto de requisitos para produzir aço de forma responsável e sustentável. O objetivo é estimular que cada vez mais indústrias tenham capacidade para continuar atendendo as demandas globais, controlando seus impactos socioambientais.
Para garantir o chamado “padrão de sustentabilidade” almejado pela certificação, ela funciona a partir de 13 princípios que dão suporte a necessidades ambientais, sociais e de governança, algo alinhado com as práticas ESG. São considerados, portanto:
- a conduta responsável nos negócios;
- a segurança e a saúde no trabalho;
- a escuta às necessidades dos stakeholders;
- o controle dos impactos socioambientais;
- a gestão dos recursos hídricos;
- a emissão de gases de efeito estufa;
- a proteção à biodiversidade e assim por diante.
Uma indústria que funciona a partir dessas premissas é certificada e, consequentemente, consegue produzir e fornecer aços mais sustentáveis, que contribuirão para várias cadeias produtivas igualmente responsáveis.
Quais são os critérios a serem atingidos para a certificação?
A certificação ResponsibleSteel™ é concedida mediante a avaliação de vários critérios. Eles têm por objetivo apontar se a empresa está ou não cuidando de todos os aspectos que exigem responsabilidade da sua parte. Portanto, elencamos alguns deles para você conferir. Olha só!
Gestão responsável das emissões de gases de efeito estufa
É preciso seguir alguns princípios fundamentais que garantem a adequação quanto à gestão responsável das emissões de gases de efeito estufa. Uma delas é a devida conformidade com todas as leis e regulamentações que ditam os compromissos da empresa quanto aos impactos ambientais que ela gera.
Além disso, é fundamental que ela esteja sempre procurando melhorar o seu desempenho na redução das emissões durante o processo produtivo. Para tanto, é preciso fazer o gerenciamento das origens das emissões de CO2 na siderurgia e a sua redução, sempre que possível.
Proteção dos direitos humanos e dos direitos dos trabalhadores
A responsabilidade de uma companhia deve partir das suas relações internas, a partir do respeito aos direitos humanos e trabalhistas, bem como da valorização das pessoas. Por isso, é fundamental que, além de economicamente produtiva, a empresa possa promover o desenvolvimento dos seres humanos.
Isso começa pela garantia de todos os direitos básicos dos trabalhadores e da promoção de um trabalho digno, com condições de saúde e de segurança. É obrigação da empresa reduzir os riscos no trabalho, prevenir fatalidades, aperfeiçoar suas ferramentas de gestão e trabalhar para combater o absenteísmo, proporcionando qualidade de vida no trabalho às suas equipes.
Gestão responsável da água e dos resíduos
O uso eficiente dos recursos naturais também deve estar entre os compromissos primordiais de quem busca a certificação ResponsibleSteel™. Para isso, a gestão responsável da água e dos resíduos é fundamental.
Os seus métodos de produção devem ser de baixo impacto ambiental e geração de resíduos. Além disso, é necessário priorizar o desenvolvimento e a fabricação de produtos que possam ser posteriormente reciclados, evitando o desperdício de matéria-prima.
Promoção da transparência e da responsabilidade social
A responsabilidade social deve ser expressa a partir do compromisso com a comunidade, promovendo soluções que gerem valor no que diz respeito a:
- educação;
- promoção social;
- cultura;
- saúde;
- infraestrutura;
- esporte etc.
Isso tudo deve ser construído a partir de um diálogo sólido e confiável, que elucide as principais necessidades da comunidade e os compromissos da empresa. Assim, é possível promover um relacionamento mutuamente benéfico.
Outros princípios
A certificação ainda conta com uma série de outros princípios, que abordam questões como a liderança corporativa, os sistemas de gestão social, ambiental e de governança e até mesmo a relação com as comunidades locais. São abordados, inclusive, fatores específicos, como a geração de ruídos, efluentes e demais resíduos.
Portanto, o processo de certificação é bastante criterioso e detalhista. Para garantir que a empresa é realmente responsável, é fundamental avaliar essa série de fatores que fazem total diferença na cadeia produtiva de aços, desde a extração até a comercialização.
Quais unidades da ArcelorMittal já têm a certificação?
A ArcelorMittal já conta com a certificação da ResponsibleSteel™ na unidade de Monlevade, que contempla o segmento de aços longos, e na unidade de Tubarão, no Espírito Santo. Porém, o objetivo é que todas as unidades brasileiras sejam certificadas até dezembro de 2023.
Para isso, a companhia está constantemente criando produtos e desenvolvendo soluções que estejam igualmente alinhados às necessidades ambientais que precisam ser atendidas e às expectativas dos consumidores. Nesse sentido, a certificação da ResponsibleSteel™ é apenas uma confirmação do compromisso que a marca tem com as práticas de sustentabilidade e de ESG.
Logo, esse compromisso que acompanha a ArcelorMittal desde muito tempo é, agora, reconhecido por uma instituição certificadora. Isso aponta a responsabilidade adotada em todas as etapas de produção, permeando desde as matérias-primas até a solução final disponibilizada para o consumidor.
A possibilidade da Certificação de Aço Responsável tem como objetivo principal mostrar o quanto uma indústria está comprometida em assumir processos sustentáveis em toda a sua área de atuação. Isso diz respeito à escolha das matérias-primas, à sua infraestrutura de atuação, aos processos produtivos e até mesmo à forma como o negócio gerencia seus colaboradores ou se relaciona com a comunidade.
Portanto, essa é mais do que uma iniciativa de gestão, é uma demonstração de que a marca é essencialmente consciente do seu dever de reduzir os riscos do ESG em todo o seu abastecimento e contribuir para a produção de aço como um material sustentável.
Se você gostou do que viu por aqui e realmente quer que os seus laços sejam fornecidos por uma empresa certificada pelo ResponsibleSteel™, converse com a gente!