Vender bem é um dos principais pilares que sustenta qualquer negócio. Afinal, é com o retorno financeiro dessa ação que se torna possível crescer e inovar. E para que ele seja satisfatório, é importante aproveitar toda e qualquer possibilidade. Um ótimo exemplo disso é a sazonalidade!
Muitas pessoas já estão prontas para gastar um pouco mais perto de períodos como o final do ano. Por isso, seu negócio deve ser estratégico e ter ações pré-definidas para agradar o público. Mas por onde começar? O que observar na hora de colocar o planejamento em prática?
Se você tem essas dúvidas e quer aprender um pouco mais sobre o assunto, a hora é agora. Continue conosco e aprenda como investir no momento certo!
O que é sazonalidade?
A palavra “sazonal” é um sinônimo para “temporário”. No mundo dos negócios, se refere ao que é organizado para acontecer em determinadas datas. Em geral, que são comemorativas ou que apresentam maior oportunidade de vendas por algum motivo em especial.
Ótimos exemplos disso são Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Páscoa, Natal e assim por diante. Mas atenção! Isso não significa que o seu negócio se encaixa em todas elas. Daí a importância de se aprofundar no assunto.
É preciso se comunicar bem com seu público, de acordo com o que é importante para ele. No seu caso, por exemplo, vale lembrar que muita gente investe em reformas de fim de ano. Tanto para aproveitar o 13º e as ofertas do Natal, quanto o tempo que sobra nas férias para se dedicar a isso.
Ou seja, pode ser interessante estender seus descontos até o início do ano seguinte. Entender o panorama do seu setor é o que ajuda a sazonalidade a trazer melhores resultados para você.
Como funciona a sazonalidade nos negócios?
A partir do momento em que você identifica a sazonalidade de suas vendas, fica mais fácil organizar os negócios. Quando bem explorada, ela alavanca as suas vendas e reafirma o seu posicionamento de mercado.
Mas por onde começar a colocá-la em prática? Aqui estão algumas dicas para melhorar o funcionamento dessa estratégia, veja só.
Não perca a oportunidade do 13º salário
Considere que, no final do ano, as pessoas recebem o 13º salário. Portanto, compram mais e estão dispostas a realizar sonhos antigos.
Lembra-se do caso das reformas de fim de ano? Elas entram aqui. Como o dinheiro recebido permite uma folga no orçamento, oferecer descontos para viabilizar esses desejos e necessidades do público é essencial.
Observe as tendências
Fique de olho, também, nas tendências de mercado. A construção civil aposta, cada vez mais, na industrialização, mas também é preciso estar atendo às mudanças no perfil do consumidor — que está bastante exigente!
Então, veja como os consumidores se comportam em seu setor, estude produtos de maior saída e aqueles que são uma novidade para abastecer o seu estabelecimento, bem como serviços que podem melhorar a experiência de compra. Assim, você agrada uma maior parcela de clientes e ainda atrai novos consumidores.
Faça uma boa gestão de estoque
Jamais deixe algo faltar em seu estoque! Pelo histórico de seu estabelecimento, você já sabe o que tem boa saída e em qual época do ano.
Diante disso, pode se preparar para que nada falte ou demore a chegar nas mãos do consumidor. Trabalhar com variedade no portfólio de produtos também é importante.
Conte com fornecedores de confiança
Por fim, conte com fornecedores de confiança. Eles devem entregar as mercadorias no prazo estabelecido para não atrasar suas vendas sazonais.
Além disso, devem estar dispostos a negociar. Um bom prazo ou condições de pagamento diferenciadas fazem a diferença para ambas as partes. Esteja disposto a falar, mas também a ouvir propostas.
Quais iniciativas ajudam a vender mais de acordo com a sazonalidade?
Agora que você já sabe como a sazonalidade funciona, é hora de aprender a vender mais de acordo com ela. As dicas são preciosas e eficientes, veja!
Escolher as datas e planeje com antecedência
Primeiro, escolha datas interessantes para todo o ano. Leve em conta seu público e o seu tipo de negócio.
Assim, você pode se planejar com antecedência. O que inclui falar com fornecedores, investir em material de divulgação, fazer uma decoração especial no estabelecimento, entre outros.
Ser criterioso
Se o seu negócio não tem a ver com determinada data, deixe-a de lado. Não insista em algo que pode trazer prejuízo para você.
Na dúvida, faça um estudo de mercado. Pesquise a concorrência e ações realizadas nesse período em questão. Caso enxergue oportunidade, planeje-se. Mas considere também as chances de risco.
Agregar valor aos produtos
O que seus produtos têm de melhor? Por que eles se destacam no mercado? Agregue valor a eles para garantir a preferência do público.
O que é bom de verdade, sempre tem boa saída. Mas passar a mensagem a respeito de qualidade e do custo-benefício é indispensável. Campanhas e anúncios ajudam, além do atendimento esclarecedor e de excelência que deve ser prestado ao cliente.
Oferecer descontos em datas comemorativas
Os descontos são os maiores atrativos da sazonalidade. Sendo assim, ofereça o que puder durante as datas comemorativas.
E não invista apenas em mercadorias que quer desencalhar do estoque. Pelo contrário, foque também novidades e produtos que são tendência no mercado. O consumidor quer comemorar, e nada melhor do que dar esse presente a ele.
Distribuir brindes
Os brindes são ótimos materiais de fidelização. Eles servem para agradecer a compra e para agregar valor à experiência do consumidor.
Pense em itens úteis para o consumidor e que tenham a ver com seu negócio. Não há nenhum problema em serem simples. Desde que você mostre que valoriza seu cliente, ele entenderá a mensagem.
Fazer gincanas
Você pode tornar o período sazonal interativo. Sempre que um cliente comprar com você, faça algumas brincadeiras, como perguntas e respostas, acerte o alvo, dados, etc.
Essa troca de pergunta e resposta permite que você conheça melhor o seu consumidor. E o ajuda a visualizar mais amplamente sua proposta de negócio. O brinde ou um desconto em produto pode ser a premiação a cada acerto.
Sem dúvida alguma, a sazonalidade traz inúmeras oportunidades para vender mais. Com essas dicas em mãos, você terá ótimos resultados. Portanto, comece desde já a se programar para o próximo semestre ou ano. Invista em um cronograma detalhado e surpreenda seu público!
E você, já sabia dessas oportunidades? Qual dica acha mais interessante para o seu negócio? E em quais datas costuma oferecer descontos? Compartilhe sua experiência e sua opinião nos comentários!