Já pensou se você pudesse oferecer um portfólio maior de produtos para os seus clientes sem ter que fazer grandes investimentos na infraestrutura do seu negócio? Pode parecer uma tarefa pouco provável de ser executada, mas a realidade é bastante diferente. Não à toa, uma estratégia tem se tornado cada vez mais popular entre os varejistas no Brasil: o store-in-store.
Muito conhecido na Europa, esse é um conceito que ainda é pouco explorado no Brasil, apesar de ter se tornado mais conhecido nos últimos anos. O seu principal benefício é possibilitar que o lojista ganhe mais com o próprio negócio, gastando menos. Além disso, é uma excelente forma de rentabilizar para quem deseja resultados positivos em curto e médio prazos.
Mas o que esse conceito significa? O que deve ser feito para adotar o store-in-store no seu negócio e quais são os benefícios dessa estratégia?
Por ainda ser um termo relativamente novo no varejo, é muito importante ter todas essas informações em mãos antes de tomar uma decisão. Por isso, conversamos com Mariana Buchala, analista de vendas da ArcelorMittal, que nos explicou um pouco mais sobre o store-in-store. Confira!
O que é store-in-store?
O store-in-store é uma estratégia de varejo que une duas empresas em um mesmo espaço físico para oferecer mais ao consumidor final. Como a tradução do termo em inglês já indica: loja dentro da loja. Ou seja, você vai destinar um espaço em sua estrutura para que um parceiro de negócios possa promover as suas ofertas e complementar o seu portfólio de produtos e serviços.
Segundo Buchala, imagine que “você tem uma loja de material de construção e não tem espaço para armazenar mais produtos, por exemplo, o aço. Você pode ter um totem, ou um representante de vendas dentro da sua loja, e o seu cliente pode, ao entrar na sua empresa, fazer a compra pelo totem ou pelo seu parceiro”.
É exatamente esse o conceito de store-in-store: fornecer o espaço — e o interesse do seu cliente — para que um parceiro efetue a venda.
O que a sua loja ganha com isso? Além de criar uma relação ainda melhor com os seus consumidores e oferecer diferenciais que ele procura, o seu parceiro vai pagar uma parcela do que foi vendido. Ótimo para quem deseja aumentar a lucratividade sem muitos investimentos.
Qual a importância do store-in-store?
Dentro de um mercado cada vez mais competitivo, como ignorar as demandas do seu público? A principal vantagem do store-in-store é justamente oferecer uma melhor experiência ao seu cliente final. De nada adianta investir na automação de processos na sua loja, como melhorar a gestão, mas seguir sem entregar o que o consumidor realmente quer.
O store-in-store serve para tornar o seu portfólio ainda mais atrativo sem precisar de grandes investimentos ou mudanças internas para isso. A partir dos conhecimentos e dos produtos do seu parceiro, você pode atender uma demanda crescente dos seus clientes.
Portanto, esse conceito contribui para o aumento de vendas na sua loja, uma maior competitividade no mercado e, é claro, a fidelização dos clientes.
“O lojista não tem custos relacionados à compra de mercadorias, à logística, nem ao marketing, e ainda vai ter um cliente satisfeito”, finaliza Mariana.
Como fazer store-in-store com pouco espaço no estoque?
Você provavelmente está se perguntando: como vou armazenar os produtos de aço que demandam grandes estoques? Esta é a grande vantagem: não é preciso ter muito espaço disponível para implementar o store-in-store na sua loja.
Esse modelo de negócios não exige que você tenha que gastar o seu capital na compra do material e, mais importante, não requer grandes espaços.
De acordo com a estrutura da sua loja ou mesmo da capacidade do seu parceiro, o seu estoque vai ser, na verdade, o da outra companhia. Normalmente, todo o serviço de entrega e logística passa a ser de responsabilidade do seu parceiro.
Sendo assim, você e a sua equipe devem se preocupar apenas em ajudar os seus clientes a conseguirem encontrar exatamente aquilo que procuram.
De que maneira a ArcelorMittal pode ajudar nessa questão?
Como dissemos até aqui, um fator importante para a implementação do store-in-store ao seu negócio é o seu parceiro. A boa notícia é que grandes empresas, como a ArcelorMittal, também querem estender suas parcerias com os pequenos e médios varejistas. Caso você tenha uma loja de materiais de construção, mas não tenha espaço para armazenar certos produtos, sem problemas!
O seu cliente não precisa ficar sem o que ele precisa. “Com o serviço completo de store-in-store da ArcelorMittal, você pode adicionar um totem exclusivo da empresa para a venda de produtos que não estão disponíveis no seu portfólio, por exemplo”, explica Mariana. Ou seja, mesmo quando falamos em itens maiores, como vergalhões, telas e colunas, você não precisa se preocupar com nada.
Do armazenamento até a entrega, tudo fica por conta da ArcelorMittal. Dessa forma, toda compra que for efetuada no totem da empresa gera uma comissão para o lojista. Tudo isso sem precisar comprar uma mercadoria ou adicionar custos de armazenamento, transporte ou marketing. Todas essas responsabilidades ficam por conta do parceiro e você pode se concentrar apenas em se aproximar ainda mais dos seus consumidores.
Fazendo isso, o seu negócio agrega ainda mais valor. O cliente que entra na sua loja passa a ter acesso a um portfólio mais rico e diversificado. Ou seja, além de contribuir para o maior faturamento do seu negócio, também é uma forma de deixar o seu cliente mais satisfeito.
Como você pôde ver, o store-in-store é uma alternativa muito interessante para quem deseja aumentar o seu portfólio e entregar mais valor ao seu cliente final. E o melhor de tudo: sem precisar realizar grandes investimentos para oferecer produto e serviço de qualidade. Mas para usufruir todos esses benefícios, é importante contar com um parceiro confiável, que garanta as vantagens para a sua loja.
Ficou interessado nesse modelo de negócios e em fazer uma parceria com a ArcelorMittal? Entre em contato conosco e saiba como oferecer produtos e serviços de excelência na sua loja sem nenhuma dor de cabeça!