Conheça e saiba como usar os diferentes tipos de prego

2 minutos para ler

Utilizados pela humanidade desde a Antiguidade, o prego ainda é um item essencial no mundo inteiro, em áreas como indústria moveleira, naval e construção civil. Com diferentes aplicações, ele pode ser feito de ferro, aço, ter cabeça ou não. Confira abaixo os  principais tipos e suas aplicações: 

Prego com cabeça: tipo mais comum e o mais utilizado, este prego é feito de aço galvanizado, com corpo liso, cabeça cônica e ponta tipo diamante. Extremamente resistente e protegido contra corrosão, o prego com cabeça é usado como fixador na construção de casas, em estruturas de madeira, marcenaria, embalagens, porteiras, pontes etc. Com tamanhos diversos, esse modelo também é o ideal para pendurar quadros e outros itens de decoração. 

Prego sem cabeça: com acabamento polido, o prego sem cabeça não deixa marcas na madeira e possui ponta fina e o corpo liso, permitindo um acabamento perfeito. É o modelo ideal para ser usado na instalação de assoalhos de madeira, portas, janelas e rodapés, em qualquer cômodo da casa. 

Prego com duas cabeças: indicado principalmente para ser usado na confecção de estruturas temporárias, o prego de cabeça dupla permite seu fácil arranque após ser fixado. Com corpo liso, ele é indispensável em construções para fixar moldes, colunas e escoramentos de laje, por exemplo. A primeira cabeça penetra e se fixa na estrutura e a segunda fica de fora para facilitar o arranque sem danificar a madeira, o que permite o reaproveitamento e ajuda na redução dos custos na obra. 

Prego Ardox: feito com aço galvanizado (que evita a corrosão), esse modelo de prego possui formato diferente, com corpo sulcado, que aumenta a fixação e dificulta o arrancamento. É indicado para ser usado em madeiras mais duras, como portas de madeira mais grossas, como em suportes e móveis de pallets. 

0Shares
Posts relacionados

Deixe um comentário