Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre treliça, laje treliçada ou estrutura treliçada. Mas, sabe o que tudo isso significa? No conceito básico, treliça é uma estrutura com montagem baseada no triângulo, feita de material que ofereça resistência, como o aço, alumínio ou madeira, para ser usada em diferentes aplicações, desde suportes de plantas, até mesmo como base na estruturação de pontes.
Esse tipo de armação é formada pelo cruzamento de elementos retos, com extremidades ligadas entre si por “nós” (articulações). Na construção civil, as treliças mais comuns são as de aço CA60, com armadura nervurada, formadas por fios longitudinais eletrossoldados, diagonais, que dão rigidez ao conjunto.
Essas estruturas especiais são capazes de absorver esforços de flexão, por isso são usadas principalmente em lajes pré-moldadas e lajes maciças, pois proporcionam maior rigidez, qualidade, segurança e capacidade para suportar cargas mais pesadas. Seu uso garante praticidade e agilidade na execução da obra, além de oferecer leveza e economia na construção, reduzindo o aparecimento de fissuras por permitir maior aderência entre as vigotas e o concreto. Além disso, são armações leves, de fácil manuseio, que diminuem a necessidade do uso de formas e escoras, o que reduz a mão de obra e acelera a montagem.
Outra armação “triangular” também muito usada na construção civil é o espaçador treliçado, fabricado com aço 60, é usado para posicionar armaduras, vergalhões e telas soldadas no local exato para a concretagem de lajes ou pisos, indicado para apoiar e manter o posicionamento correto das ferragens.