“O aço tem uma importância fundamental nos projetos de arquitetura”. Marcelo Bartolo, arquiteto do escritório Marcelo Bartolo Arquitetos Associados
Um dos principais elementos da construção civil, o aço oferece diferentes possibilidades de aplicações estruturais e estéticas, e tem ganhado mais espaço como alternativa construtiva no Brasil ao longo dos últimos 15 anos, onde a cultura das edificações ainda é dominada pelo concreto.
No “Palavra do Especialista” desta semana, conversamos com o arquiteto Marcelo Bartolo, do escritório Marcelo Bartolo Arquitetos Associados que explicou um pouco mais sobre as possibilidades do uso do aço nas construções. Além de ser extremamente importante e fundamental quando utilizado como armaduras nas vigas de concreto moldado, segundo o arquiteto, ele também oferece “liberdade de criação quando usado como estrutura principal aparente, proporcionando projetos arrojados e com expressão arquitetônica singular, dando leveza e sofisticação”.
Como já mostramos aqui no blog, o aço pode ser usado na decoração dos ambientes, como a aplicação de chapas de aço na fachada ou mesmo em ambientes com estilo decorativo industrial. Além disso, ele também pode auxiliar na otimização dos espaços ao mesmo tempo em que agrega à decoração. “O aço tem compatibilidade com diversos materiais, por exemplo, um mirante de aço e vidro agrega beleza arquitetônica ao mesmo tempo que abre espaço para a harmonização dos elementos, somando aço, vidro e concreto”, afirma Marcelo Bartolo.
O uso do aço como alternativa construtiva ao concreto pode baratear os custos e reduzir o tempo de execução da obra, por isso tem se tornado uma alternativa construtiva cada vez mais atraente e ganhado espaço em projetos arquitetônicos. “Na construção temos observado a utilização por muitas construtoras de formas metálicas para a elaboração de fachadas, e também observamos seu uso em diversos materiais de acabamentos”, conta o arquiteto.