6 dicas de como implementar vantagem competitiva no seu negócio

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No atual contexto mercadológico, a competição é progressivamente mais acirrada, tanto contra outras empresas quanto contra o tempo. Afinal, cada vez mais novidades aparecem para deixar um produto ou um serviço defasado.

Por isso, buscar uma vantagem competitiva deve ser o objetivo de todo empreendedor. Desse modo, é possível se colocar à frente da concorrência e fidelizar clientes com mais eficiência.

No presente texto, vamos explicar mais sobre a vantagem competitiva. Além disso, vamos destacar 6 dicas para implementar essa vantagem em seu negócio. Você sabe o que é, quais são os tipos e como planejá-la? Pois fique conosco e informe-se!

O que é vantagem competitiva?

Vamos começar informando o que é vantagem competitiva. Esse termo define o diferencial que o seu negócio oferece aos clientes e que o faz preferir a sua marca em detrimento de outra. Essa vantagem vai contribuir para a imagem da sua empresa, gerando valor e reconhecimento junto ao mercado.

Uma vantagem competitiva se apoia em estratégias de marketing que ajudam a atrair público em primeiro lugar. Além disso, parcerias bem alinhadas com os preceitos da instituição fazem toda a diferença, de forma que se agrega valor à empresa junto ao público.

Em geral, as características que definem a vantagem competitiva de um negócio são a capacidade de gerar valor, de não ser substituível e de ser duradouro. A primeira característica diz respeito a uma boa impressão junto ao cliente. Já a segunda exige que os concorrentes não possam copiar a sua vantagem competitiva. Por fim, a sua vantagem precisa se sustentar.

Quais são os tipos de vantagem competitiva?

Você já sabe o que é vantagem competitiva, mas sabia que existem tipos diferentes? Exatamente! Além disso, identificá-los é importante. Continue a leitura para saber quais são os tipos existentes.

Custo baixo

Uma vantagem competitiva de baixo custo significa que os investimentos de produção e de distribuição devem ser reduzidos ao máximo sem comprometer a eficiência geral da operação.

Como resultado, é possível oferecer produtos e serviços a preços melhores. Esse tipo de atividade é comum no setor de commodities, que envolve as mercadorias no geral.

Diferenciação

A diferenciação prega que os seus produtos e os seus serviços são sempre melhores e diferentes dos que a concorrência tem. A distinção pode ser em termos de qualidade, de cor, de acabamento, ou estar em qualquer outro detalhe que possa te colocar em uma posição de destaque.

Nesse caso, o intuito é vender a ideia de um benefício por meio do valor agregado. Ou seja, “se você não comprar de mim, você nunca vai ter um igual”. Esse conceito se liga com o de valor intangível.

Foco

A vantagem competitiva por meio do foco é quando se tenta ser mais competitivo como negócio. Podemos citar como exemplo quando se quer vender mais e captar mais leads.

Com esse objetivo, a forma de abordar é pensada de modo a atrair um público-alvo específico, com ofertas irresistíveis. Ou seja, a empresa foca um determinado objetivo.

Atendimento

Por último, a abordagem focada no atendimento também faz parte de uma vantagem competitiva. Afinal, quem não gosta de um atendimento humanizado? O segredo, nesse sentido, é não invadir tanto o espaço do consumidor, ao mesmo tempo em que se presta um serviço de qualidade.

Como planejar a sua vantagem competitiva?

Agora que você já sabe mais sobre a vantagem competitiva, vamos falar sobre como é possível planejar a sua. No entanto, saber por onde começar pode ser difícil. Por isso, veja as nossas dicas de como implementar a vantagem competitiva no seu negócio. Confira!

1. Compartilhe com a equipe a importância da vantagem competitiva

O primeiro passo para implementar uma vantagem competitiva em sua empresa é determinar qual é a sua meta. Para isso, você deve se assegurar de que a sua companhia está pensando como um só ser e entende os seus anseios.

A boa vantagem competitiva se inicia com a boa gestão. Converse com a sua equipe acerca do plano de implementar esse conceito na empresa e ouça as ideias de cada um.

2. Identifique o seu público-alvo

No seu planejamento de vendas, é essencial que o público-alvo seja contemplado. Para isso, você deve conduzir pesquisas e definir a persona correta para a sua empresa. Após isso, você pode proceder aos próximos passos, que são baseados, principalmente, em seu público-alvo.

3. Defina a qualidade como um valor importante para a empresa

Analise a sua organização de fora para dentro. Com esse panorama em mãos, é hora de seguir em frente. Os clientes tendem a ser mais fiéis e a criar vínculos mais duradouros com empresas que têm a qualidade como um valor essencial.

Investir em qualidade não é um gasto, e, sim, um investimento. Diversos problemas podem ser evitados e resolvidos ao se implantar um modelo de Gestão da Qualidade. A partir da análise sistêmica, é possível saber onde é preciso melhorar.

4. Invista em parcerias com fornecedores que são referência no mercado

Essa é uma parte essencial, especialmente porque tem a ver com os seus lucros diretos. Saiba quais fornecedores podem te ajudar e construa com eles uma parceria em vez de formar uma simples relação de trabalho.

Pesquise fornecedores que têm os mesmos objetivos que você e preze pelo bom relacionamento. A partir de uma boa comunicação, você pode ajudar o seu parceiro a economizar dinheiro e ter melhores condições da mesma forma.

5. Acompanhe as tendências e os concorrentes

Saber o que os seus concorrentes estão fazendo é muito importante. Inclusive, é tão importante quanto se preocupar com o seu próprio negócio. Afinal, o objetivo é sempre estar um passo à frente para assegurar a vantagem competitiva sobre eles. Perceba suas reações a crises, seus preços, as campanhas realizadas, entre outros aspectos.

Da mesma forma, não deixe de ficar de olho em tendências. Desse modo, você saberá o caminho para ultrapassá-los.

6. Faça pesquisas para entender a satisfação do consumidor

Não podemos deixar de citar a satisfação do consumidor como quesito essencial para implementar uma vantagem competitiva. O primeiro passo é conduzir uma pesquisa de satisfação com os seus clientes. Pergunte-os se eles recomendariam você a amigos, a nota ao atendimento, quais são as chances de comprarem com a sua empresa novamente, entre outros aspectos.

Além disso, por meio de determinadas ferramentas, como a venda cruzada (também chamada de cross selling), você pode melhorar os seus resultados ao mesmo tempo em que satisfaz o consumidor. De modo a conquistar a vantagem sobre os concorrentes, essas etapas devem ser seguidas à risca. Planejamento, nesse caso, é a alma do negócio.

Qual é a importância de ter uma vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é uma espécie de indicador. Quanto melhor for a sua aplicação, significa que mais sucesso a empresa está alcançando e atingirá em um futuro breve.

Ela ajuda os gestores a entenderem mais sobre como a marca se posiciona perante o mercado e os seus consumidores. A partir de sua implementação, é mais fácil tomar decisões acertadas, fidelizar clientes, ter maiores lucros e crescer os negócios.

Por fim, dar a correta relevância à qualidade dos produtos e aos seus fornecedores pode ser a sua virada de chave. Por meio de parcerias estratégicas, você pode conseguir a sua vantagem competitiva e sair na frente dos concorrentes.

Investir em uma vantagem competitiva nos negócios é algo essencial. Colocar-se em uma posição de vantagem no mercado já vai proporcionar mais conforto para tocar o seu negócio.

Você já sabia da importância desse conceito? Que tal começar a aplicá-lo agora em sua empresa? Podemos ajudar! Entre já em contato com a ArcelorMittal e saiba tudo que podemos fazer nesse sentido para que você passe a ter uma vantagem competitiva!

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