Você sabe quais as diferenças entre o uso do ferro e aço na construção?

2 minutos para ler

Você sabia que há diferentes aplicações para o ferro e o aço na construção civil? O ferro é um mineral natural e o aço é o resultado da ligação entre o ferro e carbono, o que o torna mais resistente, leve e maleável. 

 
O uso do ferro em edificações começou no século XVIII, na Inglaterra, e desde então passou a revolucionar a arquitetura no mundo permitindo a criação de estruturas maiores, com mais resistência. Com o passar do tempo e a inevitável evolução das construções, passou-se a usar o aço como alternativa, e atualmente já existem cerca de 3.000 tipos de aço que podem ser usados em diversos elementos. 

Na construção civil o aço passou a ser empregado principalmente na estrutura de edificações em forma de vergalhões, vigas, pilares, colunas, etc; ou como armaduras que complementam o concreto armado. Além disso esse material possui alta resistência mecânica, ou seja, permitem manuseio e transporte mais fácil; maior maleabilidade e resistência à corrosão, e alguns possuem galvanização (proteção ainda maior), além de ser um material 100% reciclável, menos agressivo ao meio ambiente. 

Em contrapartida, o ferro passou a ser usado principalmente em componentes complementares à construção, pois é mas suscetível à corrosão, enquanto o aço além de ser mais resistente é cerca de 30% mais leve que o concreto, reduzindo os custos das fundições. Embora o aço seja predominante nas bases das edificações, o ferro ainda é muito usado em portas, janelas, grades de proteção e portões, por exemplo, além de 
outras aplicações decorativas. 

0Shares
Posts relacionados

Deixe um comentário